Por que os médicos chineses estão sendo obrigados a raspar a cabeça?

Um vídeo com enfermeiras raspando o cabelo tem viralizado

Médicos raspam a cabeça | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O surto de coronavírus já se tornou uma emergência de saúde pública global. E todo o mundo está trabalhando fortemente, para acabar com o vírus mortal. No entanto, em meio a essa crise, um hospital chinês está sendo acusado de forçar seus médicos homens e mulheres a rasparem seus cabelos para ajudar a combater o novo coronavírus. Isso porque vários médicos de todo o país estão sendo enviados para Wuhan, província onde o vírus se originou. E o ato de raspar a cabeça seria uma medida para prevenir qualquer tipo de infecção. Com informações do Fatos Desconhecidos.

Um vídeo que mostra cerca de quinze enfermeiras tendo os seus cabelos raspados em um cerimônia de despedida tem sido alvo de muitas críticas. No registro, várias delas aparecem com lágrimas nos olhos por ter que se despedir do cabelo. Logo, os internautas se revoltaram com a atitude do hospital. Mas, segundo comunicado do próprio hospital, todos os médicos se ofereceram para ficar carecas como uma forma de se proteger da doença.

Toda essa polêmica começou, depois que o jornal local Gansu Daily publicou o vídeo controverso nas redes sociais. No vídeo, quinze funcionárias do hospital, entre médicas e enfermeiras do Hospital da Mulher e da Criança da Província de Gansu, aparecem se preparando para ir para Wuhan. Em meio a tudo isso, elas aparecem raspando a cabeça.

É possível notar que alguns dos profissionais de saúde estão relutantes, em se desfazer do próprio cabelo. Alguns, inclusive, aparecem chorando durante o procedimento. Isso foi suficiente, para causar uma revolta entre os internautas, que acusaram o hospital de estar usando a situação para obter a atenção da mídia.

Em um dos comentário, um internauta disse que era inaceitável que administração do hospital "obrigasse os outros a se sacrificarem a fim de promover o espírito de devoção". Outro, indignado com a situação questionou a necessidade disso tudo. "Eles poderiam ter amarrado os cabelos ou ter cabelos curtos", declarou.

O hospital negou a acusação, de que estaria forçando os médicos a rasparem a cabeça. Em comunicado, a administração afirma que todos os médicos e enfermeiros aceitaram, de própria vontade, o procedimento de raspar a cabeça, e disse ainda que isso era uma prática comum entre eles.

Um porta-voz do Hospital da Mulher e da Criança da Província de Gansu disse que: "Muitos usuários da web não conhecem a situação. Mas, para os profissionais médicos, isso é algo comum e pode ser observado em muitos lugares do país. O mais importante [ficar careca] é que isso pode prevenir infecções. Além disso, é mais fácil [para os médicos] fazer a higienização".

Mas segundo um colunista chinês, o ato era realmente "desnecessário" para esse propósito. "Considerando que aqueles, que estão indo para Wuhan, são uma equipe médica de linha de frente, eles devem ter conhecimento suficiente, para se proteger contra o vírus. Portanto, devem ter o direito de escolher seu penteado e ser responsáveis por ele", declarou ele. "Se os trabalhadores médicos puderem fazer bem seu trabalho com cabelos penteados, por que eles devem ter seu corte de cabelo forçado?" acrescentou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES