Por que se chama feijão 'carioca' se no Rio se consome mais feijão preto?

Curiosamente, é no Rio de Janeiro onde o feijão carioca é menos consumido. Entenda a origem dessa leguminosa que leva esse nome

Feijão carioca não tem a preferência entre os cariocas | Sebastião Araújo/Embrapa
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Feijão preto e feijão carioca são duas leguminosas bastante parecidas. A diferença predominante é na cor. Em comum, eles têm a preferência do brasileiro, pois são alimentos indispensáveis nas refeições. No entanto, curiosamente, é no Rio de Janeiro onde o feijão carioca é menos consumido; os cariocas preferem o feijão preto"!

Para o coordenador do programa de melhoramento de feijão da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Leonardo Melo, o nome “carioca” ou “carioquinha”, na verdade, não tem nada a ver com o habitante do Rio, mas com uma raça de porco caipira, e sua história começou em São Paulo.

Em entrevista à Superinteressante, Melo explicou na década de 1970, um produtor rural do município paulista de Palmital encontrou uma planta diferente em meio à sua lavoura. Fruto de possível mutação genética, a planta era grande e imponente, com uma capacidade de produção que se revelou o dobro das demais leguminosas.

Assim que percebeu os benefícios da nova espécie, o fazendeiro levou a semente do novo feijão para o Instituto Agronômica de Campinas, para testar sua produtividade. Quando foi dar nome à variedade, o palmitalense se lembrou do porco carioca, uma raça grande de cor bege e com listras espalhadas pelo corpo. Pela semelhança, resolveu dar ao feijão o mesmo nome do porco.

Feijão carioca tem a preferência de 60% dos brasileiros | foto: Sebastião Araújo/Embrapa

O valor nutricional do feijão

Comparando o feijão carioca e o feijão preto, a nutricionista e professora da UFRJ Denise Bouts explicou ao UOL que ambos são saudáveis e nutritivos. Os dois alimentos são ricos em carboidratos e fibras, o que os torna “muito importantes tanto no fornecimento de energia quanto no bom funcionamento do trânsito intestinal”.  

Seja qual for a variedade ou a forma de preparo, os especialistas afirmam que o feijão é fundamental em uma dieta saudável e balanceada. Para pessoas que não comem carne, como os vegetarianos e os veganos, a leguminosa é ainda mais importante, por ser uma ótima fonte de ferro, proteínas e vitaminas diversas. Conforme a Embrapa, o tradicional arroz com feijão é uma combinação simples e altamente nutritiva.

Com informações do Megacurioso 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES