Por que sentimos borboletas no estômago quando estamos apaixoandos?

Sensação é comum para quem acabou de encontrar um amor

Borboletas no estômago | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Se apaixonar é algo basicamente inevitável. Geralmente, quando nos envolvemos muito com uma pessoa, acabamos elevando de forma natural o nosso sentimento. Por esse motivo, é tão comum apaixonarmo-nos por nossos melhores amigos ou melhores amigas. Infelizmente, alguns desses amores não prosseguem da forma como esperamos e isso é capaz de deixar qualquer pessoa muito desapontada. Um amor não correspondido é capaz de frustrar e até mesmo traumatizar muitas pessoas. Quando amamos, sentimos as famosas "borboletas no estômago", o que se caracteriza como um frio na barriga mais forte do que de costume. Tentamos evitar sentir isso ou pelo menos entender, mas não é algo que está ao nosso alcance.

Isso acontece quando o nosso estado de nervosismo aumenta de repente. Não é fácil descrever a sensação. No entanto, existe uma explicação científica para isso e foi pensando nela que resolvemos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos pesquisou e trouxe para você, caro leitor, o motivo pelo qual sentimos as famosas "borboletas no estômago" quando estamos apaixonados. Compartilhe com seus amigos desde já e, sem mais delongas, confira conosco a seguir e surpreenda-se.

Por que sentimos as borboletas no estômago?

O órgão é também conhecido como o segundo cérebro. Ele possui nada menos que 100 milhões de neurônios. Quando a reação do nosso cérebro passa pelo estômago, ocorre essa sensação de formigamento. Os momentos mais comuns em que essa sensação ocorre, geralmente, estão ligados à situações que produzem certo nervosismo. Isso misturado com emoção e entusiasmo. É como o primeiro encontro com a pessoa que gostamos ou o primeiro beijo.

De onde vêm essas borboletas no estômago?

Essa vibração interior, que sentimos na região do estômago, está ligada às emoções e pensamentos que temos. Ela ocorre da mesma forma que o mecanismo de defesa atuando contra uma ameaça que o nosso cérebro percebe. Os níveis de adrenalina de cortisol do local aumentam e os músculos sofrem uma grande tensão. Estes sintomas podem vir acompanhados de outros ou não. Os acompanhante mais comuns todos nós já sabemos. São eles: aumento da frequência cardíaca, aumento da pressão arterial, maior frequência respiratória e náusea.

Sensação primitiva

Acredita-se que este impulso de forma involuntária remeta à evolução do homem pré-histórico. Isso quer dizer que este precisa estar sempre preparado para caçar ou enfrentar um perigo iminente. O famoso frio na barriga servia como um alerta natural do corpo humano. Apesar de parecer normal, pode não ser. Se isso tornar-se frequente ou algo que nos incomode diariamente, um profissional deve ser procurado. Isso porque essa sensação pode ter se elevado e se tornado um transtorno de ansiedade ou coisa do tipo. Acredite, pode ser resultado até mesmo de uma séria doença neurológica ou problema estomacal. No mais, quando você se apaixonar seriamente por alguma pessoa, mesmo que seja recíproco, poderá sentir isso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES