Porque estalar o pescoço pode matar você?

O gesto pode ser responsável por casos de AVC

estalar o pescoço | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Todo mundo conhece aquela pessoa que tem mania de estalar dedos, punhos e outras partes do corpo. Normalmente é um jeito de relaxar e buscar um alívio para algum tipo de tensão mas, alguns especialistas alertam que a atitude de se estalar por conta própria pode ser bem arriscado. Um número chocante é o de que 25% dos casos de AVC em pessoas com menos de 40 anos, estão ligados aos estalos de pescoço. A informação é do site Mega Curioso.

O jogador americano Josh Hader, de 28 anos, contou em entrevista ao jornal The Washignton Post, que ao esticar o pescoço para tentar acabar com uma dor que estava lhe incomodando foi praticamente de imediato para a emergência. Os médicos logo diagnosticaram um derrame grave em Hader, em decorrência de um coágulo que se formou na região em que ele ouviu o estalo.

O médico que atendeu o jogador disse que ele poderia ter ido à óbito, já que o simples fato de ter estalado o pescoço fez com que ele rompesse a artéria vertebral. Embora assustador, os especialistas garantem que é muito raro que um estalo no pescoço ocasione um AVC (cerca de 2% dos casos), mas é importante ficar atento, pois uma dor incômoda pode ser o ponto de partida para situações mais sérias.

Sintomas do AVC

Como saúde é assunto sério, o Mega Curioso acha importante listar alguns dos sintomas do AVC:

Fraqueza súbita de um dos lados do corpo ou membro (sensação de formigamento)

Dificuldade para falar

Dificuldade para coordenação

Desequilíbrio

Em casos assim, é essencial que a pessoa busque ajuda imediata.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES