Prefeito que deu chaves da cidade a Deus se desculpa

Esta cidade é apenas uma das quatro já entregues ao divino

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito Jairo Magalhães, de Guanambi, na Bahia, lançou uma nota se desculpando após entregar, em seu primeiro decreto, a chave do município a Deus. Ao jornal Estadão, Jairo nega ter ferido o princípio de laicidade do Estado, afirmando que “não teve como intenção causar nenhuma dissensão ou debate de cunho religioso”. Segundo ele, a intenção da publicação foi de apelar a todas as crenças, suplicando a mesma proteção de Deus diante de um “ambiente de intolerância e assustadora violência que atormenta as famílias e a sociedade”. No texto, o prefeito rogava a Deus, além de “cancelar todos os pactos realizados com qualquer outro deus ou entidades espirituais”.

Apesar da polêmica quanto ao município baiano, nem a iniciativa nem o texto são inéditos. O decreto, publicado no Diário Oficial de Guanambi no dia 2 de janeiro de 2017, é praticamente transcrito de outro decreto, desta vez ex-prefeita do município de Sapezal, Ilma Grisoste, no Mato Grosso – que, por sua vez, ofereceu as chaves da cidade a Deus, mas próximo ao término de seu mandato. Ela ficou em quarto lugar na disputa pela reeleição, com 9,98% dos votos. O pleito foi vencido por Valcir Casagrande, do PSC (54,03% dos votos).

De acordo com o jornal rondoniense Folha Nobre, a também prefeita eleita Helma Amorim, de Alto Paraíso (RO), reproduziu a mesma oferta de chaves da cidade em seu primeiro decreto.

A polêmica de oferta da cidade a figuras religiosas não é uma questão das administrações mais recentes. Em 2011, a prefeita do município Porto dos Gaúchos, também no Mato Grosso, Carmen Duarte, realizou cerimônia simbólica junto a pastores e líderes religiosos para entregar as chaves da Cidade a Jesus Cristo. Segundo o jornal local Porto Notícias, a entrega foi feita em seu gabinete junto a secretários e funcionários da prefeitura.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES