Professor da UFPI constrói telescópio com webcam e filma Saturno no céu do Piauí

Professor da UFPI constrói telescópio com webcam e filma Saturno no céu do Piauí

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Fascinado por astronomia, o professor piauiense Achylles Costa, 54, montou um telescópio caseiro e conseguiu, na última terça-feira (19), filmar com adaptação de uma webcam o planeta Saturno no céu de Teresina.


O telescópio criado por Costa é newtoniano de 180mm e foi montado em 2003, mas somente agora o professor conseguiu adaptar uma webcam, anexar ao instrumento ótico e filmar Saturno e outros planetas com nitidez. O telescópio é composto basicamente de uma lente ocular, um espelho côncavo e o focalizador, além da webcam, que é adaptada para substituir a lente para filmar os planetas.


"Poderia ter escolhido Júpiter, mas nesse período é a fase que ele passa seis meses aparecendo de dia e não é possível a sua visualização devido a luz do sol", disse.


A engenhoca agora está pronta para captar imagens da transição de Saturno, que vai ficar oculto pela lua, que estará 33% mais iluminada, no próximo dia 31.

"A transição de Saturno é um dos fenômenos mais belos da astronomia e o telescópio já está pronto para filmar Saturno sendo coberto pela lua e depois surgindo ao lado dela", disse Costa.

Ele conta que escolheu registrar Saturno por ser um dos planetas mais bonitos e está no período de visualização noturna. O fenômeno poderá ser observado na América do Sul no Brasil, Venezuela e Colômbia por observadores com lunetas e telescópios.

Montagem do telescópio

Costa é doutor em Comunicação Social e professor de jornalismo na UFPI (Universidade Federal do Piauí), mas tem como hobby a eletrônica. "Para fazer o telescópio eu comprei as peças em sites e saí montando. A base eu mesmo fiz aqui em casa", contou.

Depois que estava com todas as peças, concluiu o trabalho em sete dias. O telescópio do professor consegue aproximação entre 90 e 600 vezes. O equipamento custou cerca de R$ 2.500,00 e a webcam R$ 150,00.

Para quem quer montar um telescópio, Costa dá a dica: "Isaac Newton deixou toda explicação de montagem de telescópio e é só saber um pouco de ciência para montar um. Hoje em dia existem sites que vendem peças feitas por outras pessoas e é só escolher e montar", disse.

Costa é formado em técnico em eletrônica e já montou guitarras, aeromodelos, automodelos, rádios e transmissores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES