Qual a forma mais saudável de fazer o ovo:cozido, mexido ou frito?

O ovo tem inúmeras propriedades, mas depende de como é feito.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ovo já foi considerado como um vilão da alimentação saudável por se acreditar que ajudava a elevar os níveis de colesterol. Mas, graças à ciência, o alimento foi redimido e elevado ao patamar de superalimento pelos nutrientes que contém e deve ser consumido com frequência.

O ovo tem colesterol, só que é importante ressaltar que foi provado que o que aumenta o nível são as gorduras saturadas, algo que está em baixa quantidade no ovo, fazendo deste alimento uma proteína mais saudável e com muitos benefícios para a saúde.

Para a perda de peso

O ovo aumenta a sensação de saciedade, uma vez que, por ser rico em proteínas, facilita os processos de emagrecimento.

Para a memória

A gema do ovo é rica em colina, uma substância que faz parte da síntese da acetilcolina, um neurotransmissor importante para a concentração e a memória.

Para a visão

Além de ser uma ótima fonte de vitamina que protege a córnea do olho, o ovo contém dois antioxidantes a luteína e zeaxantina, que protegem contra os danos dos raios UV. 

Para os ossos

Devido à presença de cálcio e de vitamina D em um só alimento, o ovo garante uma melhor absorção do cálcio, protegendo a massa óssea. 

Para o coração e artérias

O aminoácido conhecido por homocisteína presente na gema do ovo, assim como o ômega 3, as vitaminas antioxidantes A e E  e outros minerais diminuem o risco de enfarte e AVC. 

Para a anemia

O ovo é uma proteína de alto valor biológico e rica em ferro, sendo uma boa arma contra anemia.

Mas qual a forma mais saudável de consumir o ovo?

Estas são as maneiras mais saudáveis de preparar ovos.

Ovo cozido

Sem dúvida essa é a maneira mais saudável de consumir o ovo, pois não necessita adição de gorduras, além de ser prático e pouco calórico.

Ovo quente

Não leva gordura e também é pouco calórico, porém o importante é saber o ponto ideal para não correr o risco de contaminação por salmonela.

Ovo estrelado

Deve usar uma frigideira antiaderente sem gordura, pois os óleos vegetais em altas temperaturas transformam-se em gordura transgênicas, que são prejudiciais para a saúde.

Ovo mexido

Pode ser feito também na água, colocando uma colher de chá de água para cada ovo, deixar ferver e colocar os ovos, temperar e mexer. Uma ótima opção também é usar o óleo de coco, que não perde as suas propriedades naturais em altas temperaturas. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES