Qual é a melhor posição para dormir quando se está com falta de ar?

Especialista comenta relação entre postura e problemas respiratórios

| Thinkstock/Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A posição em que se dorme afeta diretamente não somente a qualidade do sono, mas também a nossa saúde, pois, se inadequada, pode favorecer dores nas costas, no pescoço, câimbras, má circulação, ronco, apneia e até mesmo ocasionar dificuldades respiratórias. Com o avanço da pandemia do COVID-19, muitas pessoas que estão doentes têm alguns dos sintomas mais comuns, que são febre alta, tosse, falta de ar e muita fadiga. Por essa razão, a consultora do sono da Duoflex , Renata Federighi oferece algumas dicas sobre a melhor postura para ter uma noite de sono mais tranquila, principalmente quando se está com esses incômodos.

A posição de bruços é a menos indicada por todos os médicos, já que é preciso virar a cabeça para conseguir respirar. Essa hiperflexão do pescoço pode ocasionar dores e dificultar a respiração. "Com essa postura, podem ocorrer problemas de cervicalgia (dores nas regiões do pescoço, ombro e cabeça), dores nas costas e até mesmo no maxilar. Ademais, é possível até mesmo entortar os dentes, visto que a face recebe pressão que, a longo prazo, pode afetar a arcada dentária", comenta.

A consultora explica que dormir de barriga para cima também não é recomendável, especialmente para pessoas que já estão com problemas respiratórios. "Nessa posição, a língua desloca-se para trás, estreitando a passagem de ar e atrapalhando a respiração. Além disso, a coluna não fica totalmente alinhada, podendo causar problemas de saúde futuros", acrescenta a especialista.

Thinkstock/Getty Images 

A melhor posição, de acordo com Renata, é a lateral, preferencialmente do lado esquerdo. "Com um travesseiro que preencha completamente o espaço existente entre a cabeça e o colchão e outro entre as pernas semiflexionadas, essa postura favorece o total alinhamento da coluna, desde a cervical até a região lombar. Com isso, as vias aéreas ficam liberadas, facilitando a respiração, a circulação e todo o metabolismo noturno. "Um corpo bem posicionado e relaxado dificilmente desperta durante a noite em busca de melhor acomodação", declara a consultora. Por isso, pacientes infectados pelo coronavírus devem procurar dormir nessa posição, se possível, a fim de conquistarem uma melhor noite de sono e conseguirem passar por essa situação mais tranquilamente, afinal, momentos de repouso de qualidade são essenciais para o fortalecimento do sistema imunológico e do organismo como um todo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES