Qual o maior planeta do universo?

Muitos pensam que é júpiter

Maior planeta do universo | Fatos Desconhecidos
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apesar de todo o avanço tecnológico, a lista de planetas e exoplanetas conhecidos por nós não vai muito além de nossa galáxia, a Via Láctea. Sabemos que o maior planeta em nosso Sistema Solar é Júpiter. Tanto em diâmetro, quanto em massa. O planeta gasoso é tão grande que tem 2,5 vezes a massa de todos os outros planetas juntos.

Mas você já se perguntou se existe, no universo, um planeta ainda maior do que Júpiter? Uma equipe internacional de astrônomos descobriu o maior planeta já conhecido orbitando uma outra estrela. O planeta é definido como em trânsito astronômico, o que significa que ele passa na frente de sua estrela-mãe, e pode ser visto da Terra. Este é cerca de 70% maior do que Júpiter.

No entanto, esse gigante de gás tem uma massa muito menor do que a de Júpiter. O que torna sua densidade extremamente baixa. Detalhes sobre a descoberta foram publicados na revista científica Astrophysical Journal.

A descoberta se trata de um exoplaneta, que se caracteriza por um planeta que orbita uma estrela que não seja o Sol. Ele foi chamado de TrES-4 e está localizado na constelação de Hércules. O exoplaneta foi descoberto por uma equipe que trabalhou no projeto de observação astronômica, chamado Trans-Atlantic Exoplanet Survey (TrES), ou Levantamento Exoplaneta Transatlântico, em tradução livre. Sua composição, basicamente, se dá por hidrogênio.

O TrES-4 orbita a estrela GSC02620-00648, e está localizado a cerca de 1.435 anos-luz da Terra. O exoplaneta está posicionado a apenas cerca de sete milhões de quilômetros de sua estrela-mãe. Outra descoberta, feita pelos cientistas, é o quão quente é este planeta. Sua temperatura chega a incríveis 1.327 graus Celsius.

Devido a relativamente fraca tração exercida pelo TrES-4 em sua atmosfera superior, parte da atmosfera do planeta está escapando, formando uma cauda muito semelhante a de um cometa. "O TrES-4 é o maior exoplaneta conhecido", disse Georgi Mandushev, do Observatório Lowell, em Flagstaff, nos Estados Unidos, principal autor do estudo.

O exoplaneta é muito grande. Segundo os cientistas, seria difícil explicar suas proporções usando os atuais modelos científicos para planetas gigantes superaquecidos. "Continuamos surpresos com o tamanho relativamente grande desses planetas gigantes", disse Francis O'Donovan, estudante de pós-graduação do Instituto da Califórnia (Caltech) e um dos integrantes do TrES.

"Mas se pudermos explicar os tamanhos desses planetas inchados em seus ambientes hostis, isso pode nos ajudar a entender melhor nossos próprios planetas do Sistema Solar e sua formação".

Sua densidade foi estimada em 0,2 gramas por centímetro cúbico. Isso é tão baixo que o exoplaneta, teoricamente, poderia flutuar sobre a água. Um planeta, em trânsito astronômico por definição, passa diretamente entre a Terra e a estrela. O que o faz bloquear um pouco a luz da estrela e, consequentemente, uma baixa em seu brilho.

"O TrES-4 bloqueia cerca de 1% da luz da estrela quando passa em frente a ela", disse Mandushev. "Com nossos telescópios e técnicas de observação, podemos medir essa pequena queda no brilho da estrela e deduzir a presença de um planeta lá". O TrES-4 dá uma volta completa em torno de sua estrela-mãe a cada 3,5 dias. Ou seja, um ano, neste planeta, é menor do que uma semana na Terra.

O TrES consiste em uma rede de três telescópios de 10 centímetros, localizados no Arizona (EUA), na Califórnia (EUA), e nas Ilhas Canárias, na Espanha. Para obter as exatas medidas do TrES-4, astrônomos utilizaram o telescópio de 0,8 metros no Observatório Lowell, no Arizona, o telescópio de 1,2 metros no Observatório Whipple, também localizado no Arizona, e o telescópio Keck de 10 metros no Havaí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES