Quando é adequado para o bebê dormir de travesseiro

Especialista dá dicas de como utilizar o item de conforto em cada fase da vida das crianças

| reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Montar o quarto do bebê é um momento de muita alegria para pais e mães. Da escolha das cores das paredes e móveis ao enxoval da criança, tudo é sempre motivo para empolgação. Entre o berço e as cobertinhas, outro item que deve ganhar a atenção dos pais é o travesseiro, principalmente quando o assunto é o momento certo de inserir o item na rotina de sono dos pequenos.

Um recém-nascido pode dormir de 16 a 19 horas por dia, tempo necessário para o bom desenvolvimento físico e psicológico dos pequenos, pois é quando são consolidadas as funções orgânicas fundamentais para um crescimento saudável. Mas não é só a quantidade de horas dormidas que conta para a rotina, uma vez que a qualidade do sono tem papel igualmente fundamental para a saúde do bebê. E nesse quesito, o travesseiro tem papel fundamental.

Apesar de se ouvir muitas vezes o contrário, o travesseiro não deve ser utilizado durante os primeiros meses do bebê. A consultora do sono da Duoflex , Renata Federighi, orienta que os responsáveis coloquem os pequeninos para dormir apenas de barriga para cima nessa fase. "Ao nascer, o pescoço do bebê ainda é muito pequeno e a sua cabeça é muito maior em comparação com o resto do corpo, então não é necessário a utilização de travesseiro", destaca a especialista. Que complementa, "os responsáveis ficam muito tentados a introduzir o travesseiro, principalmente quando o bebê tem problemas de refluxo, mas a melhor escolha nesse momento é levantar levemente o pé do berço, a fim de inclinar o seu corpinho como um todo".

reprodução internet

Porém, quando introduzir o travesseiro na vida da criança? A especialista explica, a partir dos 6 meses, já é possível introduzir um travesseirinho baixinho e macio apenas para apoiar a cabeça e evitar deformações, mas ressalta que os pais devem avaliar junto ao pediatra se o bebê está com a estrutura adequada para uso dele. "O travesseiro ajuda a reduzir os efeitos da Plagiocefália, ou Síndrome da Cabeça Chata, que segundo estudos realizados pela Escola de Medicina de Harvard, atinge 12% das crianças nos primeiros meses de vida", complementa Renata.

Após completar o primeiro ano, os pequenos já começam a apresentar ombros mais largos do que a cabeça, o que força a estrutura óssea do pescoço das crianças quando dormem de lado. "O ideal nessa fase é incluir um travesseiro um pouquinho mais alto, que preencha o espaço entre a cabecinha do neném e o colchão, o que vai manter a coluna alinhada e as vias respiratórias livres", informa.

A troca do berço pela cama é outro momento no qual o travesseiro deve ser trocado. "Nessa fase as crianças devem ser orientadas a dormir sempre de lado, alterando de um lado para o outro, com um travesseiro mais semelhante ao de um adulto e que possa preencher completamente o espaço entre sua cabeça e o colchão. Os pais devem optar por um produto bem macio e baixo, de no máximo 8cm de altura", destaca a especialista.

Outro conselho valioso que a consultora tem para ajudar os pais a identificarem a hora de trocar o travesseiro por um mais alto é observar a postura da criança. "Ao deitar, se perceber que o pescoço da criança está inclinado para baixo, é hora de substituir o travesseiro por outro", conclui Renata.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES