Quando procurar um médico ao sentir dor de cabeça?

É importante diferenciar se a dor de cabeça precisa de uma atenção especial e o que é possível fazer para aliviar a dor sem a ajuda de medicamentos

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sentir dor de cabeça é, infelizmente, algo muito comum. "Mais de 70% da população brasileira sofrem desse problema com frequência", garante Diana Lara Pinto Santana, neurocirurgiã do Hospital Beneficiência Portuguesa. No entanto, de acordo com ela, não é normal que a cefaleia ultrapasse certos limites. Como identificar quando ela requer mais atenção, indicando um quadro mais grave?

"Ela é preocupante quando não melhora com o uso de analgésicos, quando a frequência aumenta e chega diferente do padrão habitual, surge intensa e de repente ou vem acompanhada de sintomas como alterações visuais, de força e de sensibilidade, convulsões, febre alta, perda de peso, vômito e rigidez de nuca, desmaio e confusão mental", avalia a neurocirurgiã. São inúmeras as situações que, segundo ela, podem ser preocupantes. Porém, antes de se desesperar é preciso entender melhor a origem dessa dor.

Na prática clínica, a cefaleia pode ser primária, ou seja, quando não é o sintoma de alguma alteração sistêmica ou encefálica do organismo, ou secundária, caso em que é um sintoma de uma outra condição que o paciente apresenta. "Frequentemente ela pode acontecer em casos de infecções, abuso de álcool, doenças sistêmicas, períodos de jejuns, alterações das estruturas faciais e cervicais, transtornos psiquiátricos, dentre outros muitos fatores", explica Diana.

Quando há indícios de que a dor precisa de atenção, o paciente deve buscar ajuda médica. "Além de avaliar as características relatadas pelo paciente, o neurologista fará um exame neurológico e, se necessário, também solicitará outros exames para orientar sobre o tratamento ideal", explica a neurocirurgiã.

Dicas para aliviar a dor sem medicamentos

Se a dor de cabeça é primária fica mais fácil de cuidar sem o uso de remédios. Segundo a neurocirurgiã, é possível tentar aliviar a cefaleia sem tomar medicamentos seguindo dicas simples:

1 - Evite fatores desencadeantes de dor - Há algumas situações que colaboram para o surgimento da dor de cabeça como longos períodos de privação de sono, excesso ou falta de alimentação (jejuns), estresse, abuso de cafeína e abuso de álcool, por exemplo.

2 - Reduza o consumo de doces - O chocolate é um alimento que pode desencadear dores de cabeça, assim como alimentos que contém muito açúcar e gordura. Então, reduza o consumo quando a dor aparecer.

3 - Diminua a luz e o som ao redor - Durante os períodos de dor é preciso deitar-se em um local sem muita iluminação, que seja fresco e livre de barulho. Isso poderá melhorar e aliviar a dor.

4 - Faça alguma atividade física - A atividade física melhora muito a qualidade de vida, diminui o nível de estresse e melhora a saúde de forma geral. Exercício físico é um fator de alívio importante para a dor de cabeça. A neurocirurgiã recomenda alongamento, meditação e acupuntura, que aliviam muito os fatores desencadeantes da dor de cabeça e a própria dor em si. (Fonte: Hospital Beneficiência Portuguesa)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES