Quando trocar pincéis e esponjas de maquiagem

Os pincéis podem demorar um bom tempo para chegar ao fim de sua vida útil, porém, é fácil notar quando precisam ser substituídos

| Istock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por melhores que sejam, todos os acessórios de beleza têm vida útil e precisam ser trocados periodicamente. Escovas de cabelo, pinceis e esponjas podem acumular bactérias, células mortas ou deixar de entregar o mesmo resultado de antes. Para saber identificar quando é hora de trocar o acessório, o beauty artist, Rafael Guapiano, dá algumas dicas.

PINCÉIS

Quando tem cuidados, os pincéis podem demorar um bom tempo para chegar ao fim de sua vida útil, porém, é fácil notar quando precisam ser substituídos. "Cerdas soltas, desgastadas, sem maciez ou que estejam arranhando a maquiagem são alguns dos indícios de que está na hora de trocá-los", revela Guapiano. Além disso, é preciso analisar também a aparência das cerdas, caso elas percam o formato original, o pincel deve ser trocado.

Para que pincéis de make durem mais, o beauty artist indica limpá-los com água e sabão pelo menos uma vez a cada duas semanas e deixá-los secando naturalmente em cima de uma toalha.

ESPONJAS

As esponjas são ainda mais sensíveis e podem apresentar vida útil menor. "Isso poque o acessório absorve mais produto na aplicação e é mais propenso a proliferação de bactérias", conta e complementa, "alguns sinais comuns de que está na hora de substituir a esponja são poros abertos, rachaduras ou desgaste da espuma."

Para higienizá-las, o processo de limpeza basta usar água e sabão neutro. Mas todo cuidado é pouco na hora de higienizar e o profissional explica o porquê: "Por serem acessórios mais sensíveis, as esponjas podem rasgar no processo de limpeza, diminuindo ainda mais a sua vida útil", sugere o beauty artist, que indica a limpeza a cada 15 dias.

ESCOVAS DE CABELO

O expert aconselha a troca de escovas de cabelo "já que depois de algum tempo elas perdem a eficiência em alinhar ou modelar os fios, podendo comprometer até a maleabilidade do cabelo". Para saber a hora certa de fazer a troca, basta analisar alguns sinais como deformação nas cerdas e dentes.

Para as escovas usadas no processo de alisamento do cabelo, a vida útil é ainda menor pois estão em constante contato com fonte de calor do secador. "Caso essa rotina seja muito intensa, em até 3 meses as cerdas podem estar danificadas e a escova começa a dar indícios de que precisa ser trocada", pondera o expert.

Para as modelos que possuem bolinhas nas pontas, usadas para proteger o couro cabeludo, a indicação do expert é "substitua esse tipo de escova quando as bolinhas começarem a se perder. Se usar com elas faltando pode causar ranhuras e machucados no couro cabeludo, além de gerar riscos de contrair doenças bacterianas", finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES