Rachadura na Antártica vai liberar iceberg 2 vezes maior do que NY

Satélite da Nasa registra um aumento anual de 4 Km na falha

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma rachadura na plataforma de gelo na Antártica está próxima de liberar um iceberg que tem o tamanho 2 vezes maior do que a cidade de Nova York, segundo a Nasa. 

Satélites observam a geleira de Brunt, na Antártica, há mais de 30 anos. A primeira imagem foi feita em 30 de janeiro de 1986 monstra uma barragem de gelo completamente estável.

Em 2016, foi registrada pela primeira vez uma enorme rachadura que recebeu o nome de Crack do Halloween. A foto de 23 de janeiro deste ano revela que a falha no gelo continua crescendo para uma área conhecida como McDonald Ice Rumples. 

Divulgação

A Nasa relata que a geleira permaneceu estável por mais décadas, mas que a rachadura começou a acelerar cerca de 4 km nos últimos anos. O gigante bloco de gelo terá aproximadamente 1.700 km² quando a rachadura separar completamente o iceberg. Esse não está sendo considerado o maior já encontrado, mas pode ser o maior a se desprender da plataforma de Brunt na Antártica, desde 1915, quando o monitoramento começou; o  avanço da rachadura também traz preocupações sobre a segurança dos pesquisadores que trabalham na Antártica. A estação Halley da British Antarctic Survey precisou ser fechada duas vezes nos últimos anos devido a mudanças repentinas no gelo.

Não se sabe como a plataforma de gelo irá responder após a rachadura separar completamente o iceberg. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES