Recife usa 'drones falantes' para alertar população sobre isolamento

Os drones falantes começaram a circular na cidade na segunda (13), com a devida autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

| Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quem mora em áreas de morro no Recife deve ter percebido a presença de um aviso sonoro que vem do céu, alertando sobre a importância do isolamento social. A Prefeitura do Recife passou a utilizar cinco drones com alto-falantes para repassar a mensagem educativa em 15 comunidades de difícil acesso. A medida, adotada também pelo Rio de Janeiro, visa aumentar o percentual de pessoas em casa - a meta da prefeitura é 70% e, até a última terça-feira (14), apenas 55,6% da população recifense estava reclusa, segundo medição da empresa In Loco. As informações são do Diário de Pernambuco.

Os drones falantes começaram a circular na cidade na segunda (13), com a devida autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A mensagem é clara: “Atenção, atenção: esta área está sob isolamento social. Pedimos que respeitem as orientações de alerta para desocupação imediata. Favor retornar aos seus lares. A Prefeitura do Recife agradece a compreensão de todos e conta com sua ajuda. Fique em casa, pois esta é a melhor forma de combater o avanço do coronavírus”.

Os sobrevoos acontecem diariamente, das 8h às 17h. “A aceitação é muito boa. Ao mesmo tempo em que causa um certo estranhamento e surpresa junto aos adultos pelo ineditismo, causa felicidade nas crianças”, conta o secretário executivo de Inovação Urbana da capital, Tulio Ponzi. “Cerca de 70% da área do Recife é formada por morros e áreas de difícil acesso e a utilização dos drones amplia nossa capacidade de comunicação com as comunidades”, acrescenta.

Crédito: Divulgação

Os drones se juntam a outros esforços de conscientização utilizados pela capital, como o uso de 11 carros de som e de mensagens de texto para os celulares da população. Todas são utilizadas em áreas que estão com o menor índice de isolamento domiciliar. Por questões estratégicas, a prefeitura optou por não revelar quais são essas localidades.

Nessa quarta (15), o Rio de Janeiro adotou medida semelhante. A diferença é que o drone falante é utilizado por lá em locais com aglomeração, detectados em tempo real pela prefeitura carioca. 

Isolamento

Recife é considerada a capital brasileira com o maior percentual de pessoas isoladas em casa. Os dados são da empresa In Loco, que utiliza tecnologia de aplicativos parceiros de celular para medir o índice de deslocamento de usuários. Apesar da liderança, o número está abaixo da meta pretendida pela prefeitura, que é de 70%. 

Desde terça, foram adotadas medidas restritivas mais duras em supermercados, bancos e lotéricas. No caso dos supermercados, as grandes lojas passaram a diminuir em 50% a entrada de pessoas - se uma família vai às compras, apenas um integrante pode acessar a loja. Bancos e lotéricas foram orientados a controlar a fila dentro e fora dos estabelecimentos, garantindo distância segura e agilidade nos atendimentos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES