Refrigerante aumenta risco de câncer e doenças cardíacas, diz estudo

Para tornar o estudo o mais confiável possível, uma equipe de Harvard analisou o estilo de vida de 37.716 homens e 80.647 mulheres entre os anos de 1986 e 2014

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Todos sabem que refrigerantes fazem mal à saúde, mas a maioria das pessoas não entende o real perigo, principalmente se forem consumidoras assíduas desse tipo de bebida. Diversas análises e pesquisas já foram realizadas acerca do assunto, mas na última segunda-feira (18) um estudo publicado na revista Circulation revelou informações extremamente importantes.

Ciências nutricionais, no geral, não podem ser consideradas totalmente exatas. A razão disso é que muitos dados são coletados a partir de declarações pessoais, como massa muscular, quantidade de exercícios diários e dietas; portanto, não é possível precisar se as pessoas entrevistadas estão exagerando ou omitindo algo.

Para tornar o estudo o mais confiável possível, uma equipe de Harvard analisou o estilo de vida de 37.716 homens e 80.647 mulheres entre os anos de 1986 e 2014. Eles relacionaram o consumo de longo prazo de bebidas adocicadas (artificialmente ou não) ao risco de mortalidade nos Estados Unidos, e, obviamente, os tão amados refrigerantes e sucos de caixinha entraram na lista.

Reprodução/Minha Vida

A equipe acompanhou a saúde dessas pessoas durante décadas e, dessa forma, pôde estudar os impactos causados por cada estilo alimentar. Além de outras informações, os indivíduos analisados comunicaram a quantidade de bebidas gaseificadas com açúcar ou adoçante que consumiam por semana e por mês.

Por que evitar o refrigerante?

Os resultados revelaram que consumidores frequentes de tais bebidas estavam mais propensos a ter doenças cardíacas ou já possuíam esse diagnóstico. Além disso, aqueles que bebiam refrigerante mais de duas vezes por dia apresentaram um aumento de 31% no risco de mortalidade e de doenças no coração. Se você quiser fazer as contas, descobrirá que cada refrigerante ingerido aumenta em 10% as suas chances de ter uma doença cardíaca, sobretudo se essa prática acontecer no longo prazo. 

Reprodução/Aqui Tem PE

O estudo constatou que até um consumo "moderado" desses produtos pode ser altamente prejudicial. Pessoas que bebem refrigerante vez ou outra também devem ficar atentas: de acordo com os cientistas, elas possuem chances maiores de desenvolver doenças como câncer de mama ou câncer cervical.

Açúcar ou adoçante?

Apesar de tantos riscos, ninguém é de ferro e grande parte da população continuará consumindo refrigerantes. Mas eis a pergunta: qual é a "melhor" alternativa para reduzir os danos? Com base nos resultados do estudo, substituir o refrigerante comum por uma opção com adoçante artificial pode reduzir em até 4% o risco de morrer e em 5% o risco de desenvolver uma doença grave.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES