Rei da Arábia Saudita inicia governo distribuindo R$ 50 bilhões de reais para cidadãos

Uma para lidar com questões de segurança e outra para as econômicas.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O rei Salman, da Arábia Saudita, decidiu iniciar seu governo distribuindo o equivalente a 50 bilhões de reais aos cidadãos e demitindo dois clérigos relativamente liberais. O monarca sinalizou que sua abordagem para os grandes desafios do país poderão diferir da plataforma liberalizante adotada por seu falecido irmão, Abdullah, a quem sucedeu no trono.

Alguns decretos assinados na semana passada têm a previsão de mais de 50 bilhões em bônus para os cidadãos, fornecendo um grande número de comissões ministeriais em somente duas: Uma para lidar com questões de segurança e outra para as econômicas.

As iniciativas sugerem uma parcialidade em relação ao conservadorismo religioso e à compra de apoio político, duas características que parecem contrárias às reformas modernizadoras que a administração do reino afirma ter intenção de fazer.

As decisões de Salman indicam que o país poderá enfrentar um iminente desafio demográfico, que ameaça minar a legitimidade da família governante, em um momento de caos regional sem precedentes.

O crescimento populacional intenso mostra que os gastos com os cidadãos têm de ser restringidos enquanto o aumento do acesso ao mundo exterior faz com que, tanto liberais, como conservadores, desafiem agora o conceito do regime dinástico.

Khalil al-Khalil, um acadêmico e escritor na Universidade Imã Saud, a mais influente do país, disse que modernistas e tradicionalistas seguiram separados durante o reinado do rei Abdullah, mas como Salman tinha excelentes relações com os dois lados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES