Resíduos plásticos são achados no ponto mais profundo do mar

17% dos plásticos encontrados se entrelaçam com plantas e animais

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Resíduos derivados de sacolas plásticas foram encontrados no ponto mais profundo de todo o mar, que fica localizado na Fossa das Marianas, no oceano Pacífico. O lugar possui 10.898 metros de profundidade. Esse resultado se deu em um levantamento da  Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia para a Terra Marinha (JAMSTEC).

De acordo com a JAMSTEC, foram achadas nada mais e nada menos do que 3.425 partículas residuais de detritos humanos, durante mais de 5 mil mergulhos promovidos nos últimos 30 anos. Um terço desses resíduos era composto de pedaços de plástico com tamanhos maiores do que 5 mm, e 90% eram produto da deterioração das famosas sacolas de mercado.

No caso da foto da sacola a seguir, ela foi vista em 1998 e já se deteriorou em diversos pedaços pequenos, porém, 20 anos depois os detritos ainda estão ali.

Grande problema

 A presença desses resíduos  no fundo do mar e a forma como eles interferem na vida  que ali está presente acentua um grande problema: 17% dos plásticos encontrados se entrelaçam de alguma maneira com a vegetação marinha e com os animais no fundo do mar.

Atualmente, os relatos são diversos de pedaços de sacolas impedindo o crescimento de plantas ou interferindo no crescimento saudável de alguns animais, como baleias, gaivotas e tartarugas. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES