Rinocerontes em risco de extinção morrem em inundações na Índia

Parque nacional de Kaziranga é um dos patrimônios mundiais da Unesco e conta com a maior população do mundo de rinocerontes de um chifre.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Inundações devastadoras acabaram com a vida de mais de 200 animais selvagens, inclusive 17 rinocerontes de um chifre, espécie ameaçada de extinção, em um parque nacional da Índia, informaram nesta quarta-feira (24) as autoridades do país.  As informações são da G1.

Em um momento dado, o parque chegou a ficar alagado em 90%. Chuvas torrenciais inundaram mais de 4 mil localidades em toda a região, pressionando centenas de milhares de pessoas a se deslocarem para campos de emergência. Mais de 650 pessoas morreram em Índia, Nepal, Bangladesh e Paquistão por causa das fortes chuvas.

AP PHOTO/Anupam Nath

Quase metade do parque nacional de Kaziranga, em Assam (nordeste), ficou alagado após dez dias de chuvas torrenciais, que também causaram a morte de mais de 70 pessoas.

O local, classificado como patrimônio mundial pela Unesco, conta com a maior população do mundo de rinocerontes de um chifre, e atrai anualmente milhares de turistas.

O parque foi castigado por chuvas e os trabalhadores temem que o balanço de animais mortos aumente. Até agora, 40% da área total da reserva está debaixo da água.

O diretor do parque, P. Sivakumar, explicou à AFP que 205 animais, entre eles 17 rinocerontes, um elefante, 112 cervos-porcos-indianos, 12 sambares (outro tipo de cervo), sete cervos-do-pantanal, dois búfalos, 18 javalis e três porcos-espinhos.

Biju Boroa/AFP

Além disso, Sivakumar disse que outros 16 cervos-porcos-indianos e sambares foram atingidos por carros quando tentavam cruzar uma rodovia que cruza Kaziranga.

Sivkumar indicou que os animais estavam começando a voltar para o parque. "A situação está melhorando gradualmente", declarou.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES