Roacutan vira febre nas redes sociais com a promessa de afinar o nariz

Vídeos sobre o assunto viralizaram no TikTok

nariz | reproducao
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Roacutan (nome comercial da substância isotretinoína), medicamento indicado para casos graves de acne com riscos de efeitos colaterais graves, afina o nariz? É o que dizem publicações em redes sociais, como o TikTok –ali, vídeos de adolescentes mostram um suposto antes e depois do uso do remédio com esse efeito. 

"Isso não existe", já responde Edileia Bagatin, professora-associada do departamento de dermatologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e coordenadora do departamento de cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Não é só no Brasil que esses vídeos recebem dezenas de milhares de likes. Esse tipo de conteúdo também faz sucesso nos EUA, com o nome comercial Accutane. A ideia de que a droga poderia afinar o nariz é popular o suficiente para aparecer como uma das predições do Google ao se digitar "Roacutan" no campo de pesquisa do buscador.

Especialistas afirma que não há relação entre medicação e nariz fino

Como surgiu a associação entre a droga e um nariz mais fino?

A isotretinoína tem ação sobre as glândulas sebáceas. O nariz é a região do corpo com mais glândulas, diz Bagatin, e, em pessoas com a pele com oleosidade muito acima do normal, essas estruturas aumentam de tamanho, o que leva o nariz a ficar mais inchado.

"Quando a pessoa toma a droga, essas glândulas ficam menores", afirma a pesquisadora. Daí a impressão de que a droga "afina" o nariz, mas na verdade trata-se de desinchaço. "Pessoas que têm o nariz 'normal' [ou seja, sem oleosidade excessiva e inchaço por isso] podem morrer de tomar esse remédio que não vai acontecer nada."

A especialista ressalta que o remédio é destinado apenas para o tratamento da acne, e sua compra necessita de receituário médico específico, além de um regramento de registro médico. Ela alerta para o risco de uso do medicamento para condições que não constam na bula.

Efeitos colaterais 

Além da indicação correta e de orientações específicas para o uso do medicamento, são necessários o acompanhamento próximo do paciente e exames rotineiros enquanto a droga for usada, considerando o risco, apesar de raro, de alterações na função do fígado. Também pode ocorrer o aumento de triglicérides e colesterol, o que reforça a importância da proximidade com o médico.

Ressecamento dos lábios, dos olhos e da pele são efeitos menos graves e comuns durante o uso da isotretinoína. Também não graves, mas chatas, as dores de cabeça são comuns.

O principal risco do uso do medicamento, porém, é relacionado a mulheres grávidas. Se a isotretinoína for usada no primeiro trimestre de gravidez, a chance de o bebê ter problemas de formação graves, como neurológicos e cardíacos, chega a 30%, diz Bagatin.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES