Robô apresentado como 'revolucionário' era um homem fantasiado

Bastou uma foto postada em rede social para desmarcarar a farsa

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um robô exaltado pela emissora estatal de TV Russia-24 como exemplo de "tecnologia revolucionária" se revelou uma farsa: Boris não era um androide avançadíssimo, mas sim um homem fantasiado de robô.

Boris foi estrela de uma reportagem em que exibiu suas "incríveis habilidades" para andar, dançar e falar como nunca haviam sido vistas em um robô, mais parecido com um homem.

Porém fotos mostraram que os movimentos eram realmente humanoas: haviam um homem dentro da carcaça robótica de Boris.

A performance de Boris deixou jornalistas desconfiados. Eles passaram a questionar a ausência de sensores externos no robô e "movimentos desnecessários" durante sua dança. Eles notaram, ainda, que, pelas dimensões do androide, uma pessoa poderia estar perfeitamente dentro dele.

Bastou uma foto postada em rede social para desmarcarar a farsa. A imagem mostra um pescoço humano dentro de Boris. Logo, descobriu-se que Boris não passa de uma fantasia tecnológica chamada Alyosha the Robot, feita pela Show Robots, e que custa o equivalente a R$ 14,5 mil.

O site do fabricante informa que Alyosha foi criado para proporcionar uma "perfeita ilusão". A TV, entretanto, quis ir além, vendendo Boris como um autêntico androide. Após a farsa ser descoberta, a Russia-24 retirou o vídeo de Boris do seu canal no YouTube.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES