Robô poderá ser usado para monitorar ambientes; assista

Robô precisa de algumas modificações para torná-lo mais eficiente.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Robôs quadrúpedes podem causar emoções tão inusitadas quanto a sua aparência, que vão desde algo mais assustador — como no episódio “Metalhead”, da quinta temporada de Black Mirror — até mesmo um estranho sentimento de pena — como naquele vídeo do chute da Boston Dynamics.

Mas, de forma prática, esse tipo de máquina tem sido criado para algumas utilidades específicas. Esse é o caso do ANYmal, desenvolvido pela empresa suíça ANYbotics, para operar em situações variadas de monitoramento. De acordo com o site da companhia, o robô tem bateria que dura até duas horas e pesa menos de 30 kg. Além disso, é impulsionado por atuadores controlados por torques especiais e sistema “capaz de funcionar dinamicamente e escalar com mobilidade elevada”.

Assista:

Ele também é equipado com sensores e câmeras a laser, que permite à máquina criar mapas de localização e avaliação do ambiente ao seu redor. Com isso, tem habilidade de fazer planejamento de caminhos a serem percorridos e selecionar pontos de apoio durante suas atividades. Possui também estrutura para carregar equipamentos diversos, como sensores, que possam potencializar suas funções.

A partir desses aspectos, tem como objetivo ser usado em inspeções industriais de segmentos, como petróleo e gás. No caso, está sendo testado para inspeções em uma plataforma marítima de distribuição de energia da TenneT — companhia de sistema de eletricidade dos Países Baixos. 

Durante o experimento, ficou evidente que o robô ainda precisa de algumas modificações para torná-lo mais eficiente. Por exemplo, mesmo que ele consiga escalar escadas e passar por obstáculos, ele ainda tem uma altura que o impede de avaliar melhor o espaço ao seu redor. Ainda, ele não é capaz de abrir e fechar portas. Por isso, é necessário que funcionários as deixem abertas.

Diante de algumas restrições, Péter Fankhauser — cofundador da ANYbotics — afirma que: “Ainda estamos longe de replicar a capacidade humana de entender o contexto e manipular objetos e ferramentas. Então, em vez de tentar substituir trabalhadores humanos, nosso objetivo é estender a força de trabalho com inspeção robótica automatizada. Dessa forma, o operador pode aumentar a segurança e eficiência de seu ambiente de trabalho.”

A empresa garante já estar também trabalhando com outras empresas dos setores de construção, agricultura e mobilidade em geral. Futuramente, ela deve ainda melhorar a capacidade do ANYmal de fazer monitoramento de longa distância. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES