Rússia decreta estado de emergência após vazamento de óleo no Ártico

Segundo ele, a medida foi necessária para que o governo obtivesse mais recursos para os esforços de limpeza.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, decretou estado de emergência nacional nesta quinta-feira (04) devido a um vazamento de óleo em uma usina elétrica na cidade de Norilsk, no Ártico. Segundo ele, a medida foi necessária para que o governo obtivesse mais recursos para os esforços de limpeza. As informações são do Mega Curioso.

Segundo a Nornickel, dona da subsidiária que opera a usina, um dos tanques de combustível perdeu a pressão no dia 29 de maio, fazendo com que as áreas próximas fossem contaminadas com pelo menos 20 mil toneladas de petróleo.

Reprodução

Lagos e cursos de água a mais de 20 quilômetros de distância da usina registraram concentrações de produtos petrolíferos muito superiores ao limite máximo permitido, conforme análise da agência reguladora do país para recursos naturais.

O acidente causou prejuízos ambientais significativos, segundo o Comitê de Investigação da Rússia. O órgão abriu três inquéritos a fim de esclarecer se houve “danos ao solo, violação de regras ambientais e poluição da água”. Nesta quinta-feira (04), o diretor da usina, Vyacheslav Starostin, foi preso.

A Greenpeace da Rússia declarou que este foi o maior derramamento da história do Ártico e estimou que a limpeza ambiental chegue aos US$ 86 milhões. A Nornickel declarou que “está trabalhando ativamente para eliminar as consequências do incidente”. Segundo a empresa, a limpeza do local deve durar duas semanas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES