Saiba 10 bons motivos para tomar Água de Coco

Água de coco e seus benefícios para o corpo humano

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Tomar a água de coco é uma ótima forma de se refrescar num dia quente ou repor os sais minerais perdidos através do suor numa atividade física. Tem poucas calorias e praticamente nenhuma gordura e colesterol, tendo mais potássio que 4 bananas. 

A água de coco é especialmente indicada para ser tomada durante a atividade física mas é uma boa pedida para se refrescar na praia. Por ser uma bebida desportiva natural pode ser consumida por pessoas de todas as idades, inclusive bebês e não tem contraindicações, sendo ótima para curar a ressaca e se livrar das pedras nos rins.

1. Hidratar o corpo

A água de coco repõe os sais minerais, tendo sabor ligeiramente adocicado e é muito saborosa gelada. Por ter um sabor agradável você pode aproveitar para tomar água de coco quando estiver com sede para garantir a hidratação do corpo, da pele e dos cabelos.

2. Combate a ressaca

Tomar água de coco é uma ótima estratégia para combater a ressaca mais rápido. Ela contém calorias e o açúcar naturalmente presente eleva a glicemia, combatendo sintomas como mal estar e inchaço abdominal porque ajuda a purificar o fígado.

3. Melhora o funcionamento renal

Como é água, ao atravessar todo tubo digestivo e finalmente chegar ao sangue, contribui para retirar as toxinas e estimula o funcionamento dos rins, produzindo mais urina. Quanto mais urina é produzida maior é a mobilização dos pequenos cristais que se formam dando origem a pedra nos rins, e nesse caso atua na prevenção e no tratamento. 

4. Não engorda

Cada 200 ml de água de coco tem apenas 38 calorias e por isso ela não engorda, além disso o  sabor é delicioso e ajuda a hidratar o corpo, como tem carboidratos ela substitui perfeitamente qualquer suco, sendo uma ótima opção para os lanches. Você pode acompanhar com um pão integral e uma fatia de queijo branco e tomate com orégano, por exemplo.  

5. Limpa a pele

Além de purificar o corpo de dentro para fora porque desintoxica o fígado e o intestino, o que já melhora a saúde da pele, você também pode pulverizar um pouco de água de coco no rosto quando estiver praticando atividade física no sol, por exemplo. Ela limpa e refresca a pele sem causar nenhuma agressão.

6. Melhora a digestão

A água de coco combate a indigestão, a azia e o refluxo sendo uma ótima estratégia para quem está grávida mas também é uma boa estratégia para quem está sofrendo com vômitos constantes porque limpa e hidrata o esôfago, alcamando a irritação causada pela acidez do conteúdo estomacal.

7. Ajuda a controlar a pressão

O potássio presente na água de coco contribui para baixar a pressão alta, diminuindo o risco de doença cardiáca no futuro porque o potássio neutraliza o efeito do sódio no corpo.

8. Combate o colesterol

O consumo regular da água de coco contribui para diminuição das placas de ateroma no interior das artérias e para baixar o colesterol, aumentando a saúde do coração. Mas para que tenha este efeito ainda é preciso seguir todas as orientações do médico para baixar o colesterol, sendo apenas mais uma ajuda extra.

9. Combate as caibras

A água de coco contém cálcio e magnésio que ajudam na saúde dos músculos, sendo eficiente na prevenção e no combate as cãibras de quem pratica atividade física. Ela ainda diminui a tensão, promovendo o relaxamento dos músculos e ainda contribui com a serotonina, o hormônio relacionado ao prazer e bem-estar.

10. Melhora o trânsito intestinal

A água de coco é ótima para o intestino porque é útil tanto para quem sofre com prisão de ventre, como em caso de diarreia ou fezes moles. A quantidade necessária para cada caso pode variar de uma pessoa para outra e por isso é bom verificar diariamente e se as fezes estiverem muito soltas, basta diminuir o consumo da água de coco.

Não existe uma quantidade recomendada de água de coco que se pode consumir por dia mas é bom não exagerar porque ela contém eletrólitos que podem desequilibrar o organismo. Assim pessoas diabéticas ou com problemas renais não devem tomar mais de 3 copos de água de coco por dia. 

Se na sua cidade não for fácil encontrar o coco verde ou maduro para poder tomar sua água de coco, você pode tomar a água de coco industrializada, porque ela tem os mesmos efeitos, sendo uma opção mais saudável que os sucos em pó ou concentrados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES