Saiba como a carne vermelha aumenta risco de doenças cardiovasculares

Subproduto que se forma quando as bactérias intestinais digerem certos nutrientes abundantes na carne vermelha e outros produtos animais – chamados TMAO (N-óxido de trimetilamina) – aumenta o risco de doenças cardíacas e derrame

carne | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um estudo conduzido pela Cleveland Clinic (EUA) revelou novas informações sobre como uma dieta rica em carne vermelha aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Publicadas na revista Nature Microbiology, as descobertas baseiam-se em mais de uma década de pesquisas do autor principal, o dr. Stanley Hazen.

Em uma série anterior de estudos, o dr. Hazen descobriu que um subproduto que se forma quando as bactérias intestinais digerem certos nutrientes abundantes na carne vermelha e outros produtos animais – chamados TMAO (N-óxido de trimetilamina) – aumenta o risco de doenças cardíacas e derrame.

As últimas descobertas oferecem uma compreensão mais abrangente do processo de duas etapas pelo qual os micróbios intestinais convertem o nutriente carnitina em TMAO, uma molécula promotora de aterosclerose e coágulo sanguíneo, após a ingestão de uma dieta rica em carne vermelha.

Descoberta  ajuda a apontar novos alvos terapêuticos para prevenir ou reduzir o risco de doenças cardiovasculares associadas à dieta. (Foto: Reprodução)

Novos alvos terapêuticos

“Esses novos estudos identificam o grupo de genes microbianos intestinais responsável pela segunda etapa do processo que liga uma dieta rica em carne vermelha a riscos elevados de doenças cardíacas”, disse o dr. Hazen, que dirige o Centro de Microbioma e Saúde Humana da Cleveland Clinic. “Esta descoberta nos ajuda a apontar novos alvos terapêuticos para prevenir ou reduzir o risco de doenças cardiovasculares associadas à dieta.”

Em 2018, o dr. Hazen publicou resultados no Journal of Clinical Investigation mostrando que a carnitina dietética é convertida em TMAO no intestino por meio de um processo de duas etapas e dois micróbios. Um metabólito intermediário nesse processo é uma molécula chamada γBB (gama-butirobetaína).

De acordo com o dr. Hazen, vários micróbios intestinais podem converter carnitina dietética em γBB, mas muito poucos podem transformar a molécula em TMA, o precursor do TMAO. “Em onívoros, Emergencia timonensis é o micróbio intestinal humano primário envolvido na transformação de γBB em TMA/TMAO. Por outro lado, vegetarianos e veganos de longo prazo têm níveis muito baixos desse micróbio em seus intestinos e, portanto, têm capacidade mínima ou nenhuma de conversão de carnitina em TMAO.”

Os pesquisadores estudaram a relação entre os níveis plasmáticos de γBB em jejum e os resultados da doença usando amostras e dados clínicos coletados de quase 3 mil pacientes. Níveis mais elevados de γBB foram associados a doenças cardiovasculares e eventos adversos importantes, incluindo morte, ataque cardíaco não fatal ou acidente vascular cerebral (AVC).

Efeito da mudança de dieta

Para compreenderem a ligação mecanicista entre γBB e os resultados observados em pacientes, os pesquisadores estudaram amostras fecais coletadas de ratos e pacientes, bem como modelos pré-clínicos de lesão arterial. Eles descobriram que a introdução de E. timonensis completa a transformação da carnitina em TMAO, eleva os níveis de TMAO e aumenta o potencial de coágulo sanguíneo.

Os pesquisadores usaram a tecnologia de sequenciamento para identificar o agrupamento de genes microbianos intestinais relevantes. Ele foi denominado agrupamento de genes gbu (utilização de gama-butirobetaína), com base em sua função recém-descoberta e inclui seis genes. Os cientistas descobriram que, na presença de γBB, a expressão de todos os seis genes no agrupamento de genes gbu aumenta e que quatro genes (gbuA, gbuB, gbuC e gbuE) são críticos na conversão de γBB em TMA/TMAO.

“Ao estudarmos amostras de pacientes, vimos que a abundância de gbuA está significativamente associada a uma dieta rica em carne vermelha e níveis plasmáticos de TMAO”, disse o dr. Hazen. “Pacientes que fizeram a transição para uma dieta sem carne passaram a exibir níveis microbianos intestinais reduzidos de gbuA. Em conjunto, isso sugere que as modificações dietéticas podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares associadas à dieta e ao TMAO. Da mesma forma, pode valer a pena explorar o papel do aglomerado do gene gbu como um alvo terapêutico potencial.”



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES