Saiba como acabar com insônias em apenas um minuto

Talvez seja mais fácil dormir do que você pensa

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dormir pouco é péssimo para a saúde e, provoca cansaço, irritação, falta de energia, dificuldade de concentração, irritabilidade, baixa das defesas imunológicas e propicia o aparecimento das mais variadas doenças, desde obesidade, diabetes a câncer.

A solução

O médico e professor Andrew Weil, docente na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, acredita que um simples exercício de respiração pode ajudar a adormecer em apenas um minuto.

O professor entende que a respiração é um elemento chave em atividades de meditação e yoga, conhecidas pelo seu poder de relaxamento corporal e mental. A verdade é que respirar profundamente melhora a oxigenação do nosso corpo, o que é ótimo para diminuir os níveis de estresse e, com isso, adormecer.

Jose Colon, também médico, e especialista em insônias, explica que quando enchemos os pulmões de ar, o coração bate mais rápido; e quando esvaziamos os pulmões, o ritmo cardíaco desacelera. Ao que tudo indica, explorar esses fatores pode garantir uma noite de algumas horas bem dormidas.

A receita

O exercício de respiração de Weil é denominado de 4-7-8. A promessa é ambiciosa: adormecer em um minuto. Experimente!

- Encoste a ponta da língua à parte da gengiva que fica logo acima dos dentes da frente (no caso, do lado de trás dos dentes, em direção ao céu da boca) e mantenha-a lá enquanto realiza o exercício;

- Esvazie os pulmões completamente, exalando o ar pela boca até sentir que não há mais nada;

- Feche a boca e respire pelo nariz enquanto conta até quatro;

- Segure a respiração e conte até sete;

- Exale o ar completamente pela boca enquanto conta até oito;

- Repita esse ciclo mais três vezes e bons sonhos.

A etapa mais importante do processo consiste em segurar a respiração por sete segundos – já que é esse o tempo necessário para que o corpo receba mais oxigênio e relaxe o suficiente para que adormeça. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES