Saiba como aproveitar “carne de jaca” para a sua dieta

“Carne de jaca” é queridinha dos veganos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Qual carne pode ser consumida por quem segue uma alimentação vegana ? Essa pergunta pode soar estranha, mas a resposta já é uma moda entre os adeptos desse tipo de dieta: a "carne de jaca". 

jaca é uma fruta tipicamente brasileira e que divide opiniões. Muitos reclamam do forte odor, por exemplo. Entretanto, se a polpa for cozida e desfiada, ela fica com textura e aspecto bem semelhante a frango e com o sabor neutro. Essa é a "carne de jaca". "Experimente biomassa de banana verde. O sabor e o odor praticamente não existem no final do preparo. É a mesma coisa com a jaca", diz a culinarista funcional Malu Lobo. 

Como preparar

Malu ensina como fazer essa "carne" em casa. A primeira dica é, assim como no caso da biomassa de banana, escolher uma fruta ainda verde. "Preste atenção também ao tipo da fruta. Quanto menor, melhor. Há também aquela com a polpa mole e com a polpa dura. A segunda opção é a ideal para fazer a 'carne", orienta a culinarista. 

Ela ainda sugere tirar a casca e cortar em pedaços antes de cozinhar. "A fruta tem uma cola e, para facilitar, unte a mão e passe a faca que irá usar para cortar no óleo", fala Malu. Retire o talo que fica no meio da fruta e leve os pedaços da polpa com os caroços em uma panela de pressão em fogo alto com água, sal e uma colher de sopa de vinagre. Quando pegar a pressão, diminua o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos. 

Espere a polpa esfriar, retire o caroço (reserve, ele será importante para completar o cardápio) e desfie. Assim, ela vai ganhar o aspecto de frango. 

Carboidrato x proteína

É preciso cuidado ao incluir a "carne de jaca" no cardápio. Apesar do nome, ela é completamente diferente da carne animal, que é uma fonte de proteína. "A jaca é rica em carboidrato. A proteína fica concentrada no caroço. A substituição só é válida para a questão da textura, mas em termos nutricionais é bem diferente", alerta o nutrólogo Roberto Navarro.

Apesar de conter 22% de carboidrato, não é um alimento muito calórico. Uma porção de 100 gramas contém aproximadamente 60 kcal. 

Lembra-se do caroço? Malu sugere também consumí-lo para garantir uma fonte de proteína. Segundo a culinarista, depois de cozido, ele se parece com uma castanha ou pinhão e fica ótimo como um petisco. Depois de desfiar a "carne", descasque o caroço, tempere com sal, pimenta e limão e leve ao forno por 15 a 20 minutos. Petisco pronto e saudável!

 Benefícios e risco

Além da questão da proteína, Roberto faz mais um alerta para o consumo desta "carne". A fruta é rica em vitamina K e não pode ser consumida em grandes quantidades por quem faz uso de remédios anticoagulantes pois há o risco de diminuir o efeito da medicação. 

Mas a fruta também traz benefícios. Ela é rica em fibras, que contribuem para o bom funcionamento do intestino, além de ferro, cálcio e potássio. Também tem boa quantidade de riboflavina e niacina, vitaminas do complexo B e ótimos antioxidantes. 

Mais receitas

A "carne de jaca", segundo Malu, combina com pratos com salpicão, carne louca e até recheio de coxinha. Como tem pouco sabor, o ideal é fazer um pré-tempero antes de preparar de fato o prato. A culinarista sugere um refogado da carne com alho e cebola. 

Já o caroço pode virar uma conserva. Veja os detalhes: 

- 1 litro de água 

- 1/2 colher sopa sal marinho 

- Ramos de tomilho e alecrim a gosto 

- 1 litro de vinagre branco 

- 500 g caroço 

- 1 folha de louro 

- 7 grãos de pimenta do reino preta 

- 5 dentes de alho laminados

Lave, descasque e cozinhe os caroços em água com sal (ou aproveite os que cozinhou com a carne é só descasque). Reserve.

Coloque água, sal e ervas em uma panela e, quando ferver, desligue o fogo e adicione o vinagre. 

Em um vidro limpo e higienizado, disponha os caroços, o alho laminado, os grãos de pimenta, o louro e o líquido. Complete até a boca do vidro e feche. Deixe uns dois dias na geladeira antes de consumir. 

Além disso, use a sua imaginação. Com sabor neutro, esse preparo de jaca pode ser usado para receitas salgadas e também doces. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES