Saiba como é a vida das mulheres árabes

Arábia é um dos países em que a desigualdade de gênero é explicita

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nós seres humanos possuímos características muito distintas um dos outros. Muito disso se deve as nossas diferenças culturais. E o mesmo vale para as mulheres, que se vestem e se comportam de modos completamente distintos. Geralmente, tudo isso está ligado a aspectos culturais de cada local.

A Arábia Saudita é um dos países em que a desigualdade de gênero é mais explicita. As mulheres costumam viver toda a vida sobre a tutela de um homem. A maior parte das coisas não pode ser feita sem a permissão de alguém do sexo masculino, seja seu pai, irmão ou marido.

Casamento  e poligamia

Grande parte dos casamentos na Arábia Saudita ainda são arranjados, de acordo com o desejos dos pais. No entanto, a noiva tem a liberdade de rejeitar a pessoa proposta, felizmente. Na maioria dos países, a idade mínima para se casar é de 18 anos, mas isso não acontece em todos os países.

Ao contrário do que muitos imaginam, a maioria dos casamentos são monogâmicos. O homem pode se casar com até 4 mulheres, no entanto, isso requer muitos gastos que na maioria das vezes não podem ser bancados. Geralmente os sheiks e homens muito ricos costumam ser poligâmicos. Mesmo assim, há regras a serem seguidas na poligamia. Cada mulher deve ter sua casa e deve ser tratada de forma igual as outras, deve receber atenção igual e também presentes assim como as outras esposas.

Roupas, trabalho e estudos

Geralmente as mulheres sauditas são obrigadas a esconder o corpo. É por isso que usam roupas largas ou um vestido preto de mangas longas que cobre todo o corpo, o Abaya. Além disso, elas também devem usar um lenço na cabeça. Tudo isso, porque sua beleza só deve ser vista pelo seu marido.

Em relação ao trabalho e aos estudos, tudo depende da autorização de um homem e também do local do país em que a mulher reside. Alguns lugares permitem que a mulher trabalhe, desde que isso não interfira em sua principal atividade: cuidar da casa e dos filhos. Quanto a estudar, isso depende da autorização do pai ou marido, mas geralmente o ensino das mulheres é negligenciado e a maior parte delas não concluí o ensino superior.

forma geral, a Arábia Saudita vive uma grande segregação que tem por base o gênero. Os trens, por exemplo, tem um vagão apenas para mulheres. Quando a relação é monogâmica, a casa é dividida e a mulher é estritamente proibida de circular no lado masculino. E até mesmo em estabelecimentos de alimentação, há uma parte para as famílias, outro apenas para mulheres solteiras e ainda um outro apenas para homens solteiros.

E você, sabe mais alguma curiosidade sobre a vida das mulheres arábicas? Nos conte aqui nos comentários e aproveita para compartilhar com os amigos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES