Saiba como e quando usar a 'erva do gato' com seu pet

‘Erva do gato’ é indicada para ajudar quando há problemas de cunho comportamental ou psicológico do animal, até mesmo ansiedade e depressão.

erva do gato pode ajuadar animais | Reprodução/ Shutterstock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atentos ao seu comportamento, os tutores sempre estão atentos aos passos do seu pet, principalmente quanto se trata de gatos. Para uns, o felino tem um jeito mais recatado mas, para outros, são considerados mais compliacado para adestrar.

Independente disso, não é do conhecimento geral de que a catnip, mais conhecida por ‘erva do gato’, é indicada para ajudar quando há problemas de cunho comportamental ou psicológico do animal, até mesmo ansiedade e depressão.

Estado emocional dos felinos chamam atenção. (Foto: Reprodução- Shutterstock)

Isso mesmo, pois os bichanos também podem desenvolver tais problemas e, muitas vezes, os tutores nem percebem.

Animais também sofrem de ansiedade e depressão. (Foto:  Reprodução-Pixabay)

O fato é que a catnip pode alterar os sentidos dos felinos. Pode parecer estranho, mas a erva não faz nenhum mal aos animais e não há problemas em utilizá-la. Ela só afeta os gatos por meio do olfato, não havendo problemas caso ele venha a ingerir a erva.

Tutores devem ficar atentos com comportamento de animais. (Foto: Pixabay)

Nativa de regiões da Europa e da Ásia, a catnip vem se popularizando bastante pelo Brasil, contudo muitos tutores ainda têm algumas dúvidas sobre se devem ou não oferecer a erva, ou mesmo brinquedos com a substância aos seus pets. A médica veterinária Gisele Starosky ajuda a tirar algumas dúvidas sobre o uso e indicações da planta.

Bichanos gostam muito de brincar. (Foto: Pixabay)

Quando o uso é indicado

A veterinária explica que a catnip pode ser utilizada em situações em que o tutor deseje reduzir o estresse e ansiedade do gato, assim como oferecer como uma simples recreação para distrair e estimular as brincadeiras ao bichano.

Catnip causa efeito em outros animais?

Assim como os gatos domésticos, outros felinos maiores também podem apresentar respostas com a utilização da erva do gato. Já outros animais, até onde se sabe, a erva não surte nenhum efeito (o mesmo vale para os seres humanos).

Tutores devem observar tudo que o pet faz. (Foto:  shutterstock)

Por que a erva causa esse efeito aos gatinhos?

A veterinária explica que o efeito está relacionado a um dos óleos essenciais da planta Nepeta cataria – também conhecida como Erva-gateira, a Nepetalactona. Quando inalado, passa pelas vias respiratórias, chegando ao sistema nervoso central, onde seu efeito é exercido.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES