Saiba como perder peso após a gestação; dicas!

Amamentação é sinônimo de perder peso após a gestação

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Muitas mulheres costumam perder peso durante a amamentação  e, de acordo com Sinara Menezes, nutricionista especializada da Nature Center, isso é mais do que normal. "A amamentação é um dos principais responsáveis pelo emagrecimento inicial da mulher", afirma.

O fato de perder peso   pode ser explicado pela amamentação ser a maior responsável pelo gasto calórico e eliminação de gorduras da mulher nesse período. "O corpo queima gordura para produzir o leite, principalmente nos primeiros meses. Então, quanto mais o bebê mamar, mais peso será eliminado. Estima-se que em cada mamada a mãe pode queimar cerca de 380 a 600 calorias", explica a nutricionista.

"Nessa fase, a produção de hormônios é estimulada e isso faz com que os órgãos reprodutivos iniciem o movimento de regressão para voltar ao seu estado normal", diz Sinara. A ocitocina, por exemplo, auxilia o processo de contração do útero, o que contribui para a redução do perímetro abdominal. 

Cuidados com a alimentação 

Segundo Sinara, durante o aleitamento materno as mulheres não devem fazer nenhum tipo de dieta restritiva. Essa é uma fase que exige atenção, já que as mulheres precisam de uma quantidade maior de energia para a produção de leite. "Parte dos nutrientes ingeridos pela mãe através da alimentação são direcionados ao bebê por meio do leite", comenta a profissional.

Por esses motivos, a principal prioridade da mulher em relação à alimentação deve ser a qualidade do cardápio e não a quantidade. Com uma dieta equilibrada e saudável, a mãe conseguirá a energia necessária para produzir o leite, e o bebê receberá os nutrientes necessários para o desenvolvimento. 

Nesta fase, a perda de peso vai acontecer de maneira natural. Não é aconselhado cortar nenhum alimento e nem ficar cortando calorias para não correr o risco de retirar algum nutriente importante do cardápio. 

Apesar de a amamentação ajudar a eliminar o excesso de peso, cada mulher é diferente. "Algumas pessoas demoram menos tempo que outras para recuperar a boa forma, isso varia de acordo com diversos fatores como genética e condições fisiológicas de cada mulher", ressalta a nutricionista. Por isso, não se sinta pressionada para perder peso. É importante é ter paciência e respeitar o próprio corpo, priorizando sempre saúde e bem estar da mãe e do bebê.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES