Saiba como ver o eclipse solar que acontece nesta terça-feira (2)

O fenômeno ocorrerá parcialmente no Brasil

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Vislumbrar eclipses são sempre experiências de outro mundo (literalmente?). Ao longo da história, tais fenômenos inspiraram temor e até medo, especialmente quando os eclipses lunares totais transformaram a lua em vermelho-sangue. As pessoas se sentiram incapazes de compreender como tudo funcionava e, por isso, associaram os eventos intergalácticos às obras divinas. De qualquer forma, para reavivar a memória, um eclipse solar total poderá ser visto no Chile e na Argentina. O fenômeno tem uma especificidade impressionante, que poderá ser observada por quem estiver dentro desta faixa de países vizinhos. A lua vai bloquear os raios e, por quase dois minutos, só será possível ver a coroa do Sol. No entanto, uma pergunta emerge: quando e como ver o eclipse solar que vai acontecer nesta terça?

Em algumas áreas do Brasil, no entanto, o fenômeno ocorre de forma parcial. Isso se deve ao fato de que estamos fora da área que será abarcada pela sombra resultante do alinhamento entre Sol, Lua e Terra. O eclipse solar que vai acontecer nesta terça será total em uma faixa que começa no Oceano Pacífico Sul e segue em direção à América do Sul. Subsequentemente, alcançará o norte do Chile e da Argentina. Em Buenos Aires, ele será "quase" total e terá seu auge por volta das 17h42 (horário local).

Na cidade de São Paulo, o início do eclipse parcial está previsto para 17 horas. Seu auge acontecerá às 17h54. Em Porto Alegre, o clímax do eclipse parcial será às 17h50. A NASA informa que o fenômeno não será visível em algumas cidades do Nordeste, como Recife, Maceió e Natal.

Como ver o eclipse solar que vai acontecer nesta terça?

Desde que a Lua se formou, há cerca de 4,5 bilhões de anos, foi gradualmente se afastando da Terra (cerca de 4 centímetros por ano). No entanto, para a nossa degustação visual, a lua atualmente está na distância perfeita para aparecer em nosso céu do mesmo tamanho que o Sol e, portanto, bloqueá-la.

Aos que vão acompanhar ao vivo, é crucial que utilizem de lentes adequadas para eclipses. Especialistas afirmam que óculos escuros tradicionais, celulares, câmeras, telescópios, binóculos sem filtro ou chapas de raio-X podem causar danos permanentes à visão. Só é possível observar a ocorrência em equipamentos com filtros que permitam olhar para o Sol.

Pela internet, será possível acompanhar as transmissões pelos sites do ESO e do museu Exploratorium a partir das 16h15. O canal no YouTube do TimeAndDate.com também transmitirá imagens do fenômeno a partir das 16 horas. Além disso, o portal G1 acompanhará o eclipse diretamente no local.

Ocorrência

Um eclipse solar total é bastante raro. Em média, só é visível a partir de um mesmo lugar (como uma cidade) a cada 375 anos. Esses fenômenos ocorrem em algum ponto da Terra aproximadamente a cada 18 meses. Teremos a ocorrência no Brasil somente em 2045.

Nesta terça, os cientistas do observatório de La Silla (Chile) resolveram aproveitar a oportunidade para fazer pesquisas extras. Eles vão repetir o experimento científico feito em 1919, no Ceará. Com a captação imagética do céu, antes e depois do eclipse, os pesquisadores conseguiram imagens que provaram que a gravidade do Sol sofre alteração até o caminho da luz percorrida por outras estrelas até a Terra.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES