Saiba mais sobre o fim brutal da Rainha do Cangaço

Mais conhecida como Maria de Déa, tornou-se a primeira mulher da História do Brasil a viver como cangaceira

Maria bonita | Comics
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Maria Gomes de Oliveira, esposa de Lampião, tornou-se conhecida nacionalmente por ser a primeira mulher a participar do cangaço. Após a sua morte em 28 de julho de 1938, em decorrência de uma emboscada contra o grupo, passou a ser chamada de Maria Bonita, um dos nomes mais conhecidos da História brasileira.

Envolvimento com o cangaço

Maria de Déa, como era chamada, rompeu com padrões da sua época por ser considerada transgressora para este período. Aos 15 anos, casou-se com seu primo, mas vivia infeliz e frustrada com a relação, até que Lampião apareceu e mudou sua vida por completo.

Maria Gomes de Oliveira, Wikimedia Commons

Antes de se envolver com o líder do bando, Maria era dona de casa, e em 1930 tornou-se a primeira mulher da História a viver como cangaceira. Diferente de outras mulheres, ela entrou para o grupo de forma voluntária.

Maria Bonita ao lado de outros cangaceiros / Crédito: Wikimedia Commons

A participação da figura feminina no cangaço era vista de forma coadjuvante. Entretanto, Maria Bonita possuía grandes habilidades de liderança e sabia manusear armas. Tal fato a tornou uma das mulheres mais conhecidas na história do cangaço.

Bonita e atraente, tinha o costume de usar seda e jóias delicadas, mas para andar pelas terras do sertão nordestino, ela abandonava os acessórios de grande valor para dar vez a botas feitas de peles de animais.

Ao longo de seu relacionamento com Lampião, enfrentou inúmeros contratempos, como traições e uma gravidez repentina. Sua união teve como fruto o nascimento de uma menina, chamada Expedita Gomes de Oliveira Ferreira, que por conta das regras do cangaço, foi entregue à um fazendeiro.

Momentos finais

Embora existisse diferença entre os gêneros, isso não impediu que Maria de Déa fosse brutalmente assassinada como os demais membros do sexo masculino do bando. Ao lado de seu marido, Lampião, e de outros integrantes do cangaço, Maria de Déa, na época com 27 anos, foi surpreendida pela polícia durante uma emboscada.

Retrato de Maria Bonita / Crédito: Wikimedia Commons

No dia 28 de julho de 1938, enquanto o bando estava acampando na Grota de Angicos, em Poço Redondo, no Sergipe, a polícia armada oficial — conhecida como volante — atacou de surpresa Lampião e seus seguidores, entre eles sua esposa.

Na ocasião, Maria Bonita viu nove cangaceiros serem brutalmente assassinados pela polícia. Assim como Lampião, os outros integrantes foram mortos a tiros e posteriormente, degolados pelas autoridades. Maria tentou escapar, mas foi baleada no abdômen e nas costas, pelo oficial José Panta de Godoy.

Diferente de outros cangaceiros, a jovem foi degolada em vida por Godoy, enquanto agonizava. Acredita-se que, assim que a cabeça foi separada do corpo, os policiais a chamaram de Maria Bonita, em decorrência da sua beleza estonteante.

No entanto, segundo crenças populares, há inúmeras possibilidades para o surgimento do apelido. Mas, em todas, há um consenso que foi atribuído a cangaceira após a sua morte. Desde a sua infância foi chamada de Maria de Déa, e nem a família nem o bando de Lampião a tratavam por Maria Bonita.

Figura reconhecida na história brasileira e amplamente citada em produções literárias, Maria Bonita tornou-se uma das personagens centrais do cangaço ao lado de seu marido, Lampião. Em 2006, a casa em que a cangaceira passou boa parte de sua infância foi restaurada pela Prefeitura de Paulo Afonso e, atualmente, abriga o Museu Casa de Maria Bonita.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES