Saiba o porque os bebês engatinham antes de andar

A partir do momento em que percebem que não precisam mais de ajuda

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Bebês são criaturas incríveis, cheias de novidades e que funcionam de um jeito todo único. Muitos dos comportamentos dos pequenos são inatos, por mais estranho que isso possa parecer. Recém-nascidos, por exemplo, têm o chamado reflexo de marcha automática, e se você tentar posicionar um recém-nascido em pé (com todo o cuidado, dando suporte à cabeça do bebê e a todo ele, sem jamais soltá-lo), vai perceber que ele faz movimentos com as perninhas como se estivesse querendo andar.

Depois de dois meses, no entanto, esse reflexo some e volta a aparecer quando o bebê estiver prestes a andar. Acredita-se que esse reflexo serve também para treinar a musculatura do pequenino e seus nervos motores. O reflexo só desaparece depois dos dois meses de vida do bebê porque ele fica muito gorducho, uma vez que seus músculos crescem mais rapidamente do que a altura.

Quando os bebês estão maiores, eles são facilmente estimulados por brinquedos e objetos curiosos, e esse é um dos maiores motivos que os faz querer engatinhar ou se arrastar pela casa com o bumbum no chão.

Descobridor

A partir do momento em que percebem que não precisam mais da ajuda dos adultos para alcançar aquela bolinha que está dando sopa no chão ou para tentar pegar de vez o famigerado controle remoto, o bebê começa a se locomover da forma que for melhor para ele.

Para ir de um ponto ao outro, o pequenino vai testando formas diferentes de locomoção até encontrar uma com a qual se adapte melhor. Inicialmente, eles vão se arrastando pelo chão, com a ajuda das mãos e do bumbum, o que é sempre algo fofo de ver. Quando já sentam bem e com bastante equilíbrio, logo descobrem que colocar as mãozinhas no chão enquanto estão de joelhos é uma grande jogada.

Espertinhos!

A partir daí, o bebê engatinha e se arrasta pela casa até que consiga ficar em pé sozinho por alguns segundos e, eventualmente, aprenda o exercício maluco de trocar passos. Andar depende de força muscular e de equilíbrio, mas às vezes os bebês, que são ótimos estrategistas, vão acabar preferindo engatinhar simplesmente porque isso é mais rápido.

O que importa nesse processo todo é que crianças nem sempre precisam de exemplos para aprender. São curiosas por natureza, e precisam apenas de um ambiente seguro no qual tenham mobilidade e chances de tentar. Em relação a engatinhar, basta deixar a criança no chão, em um ambiente limpo e seguro, com supervisão, para que ela comece a descobrir o mundo por si só. A partir daí, a movimentação só vai aumentar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES