Saiba o que a meleca do seu nariz tem a dizer sobre sua saúde

O muco que produzimos pode revelar algumas coisas a respeito da nossa saúde

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apesar de existir gente por aí que não se importa em absoluto de examinar — e até de comer — a meleca produzida pelo nariz, a verdade é que a maioria de nós prefere não ficar olhando muito para ela, não!

No entanto, embora os médicos raramente façam diagnósticos de doenças baseados na observação dessa secreção, o muco que produzimos pode revelar algumas coisas a respeito da nossa saúde.

Transparente

Sinal: tudo dentro da normalidade.

Todo mundo produz meleca — o tempo todo, 24 horas por dia, sete dias por semana —, e um adulto produz, em média, 1,7 litro de muco diário. Composta principalmente por proteínas, anticorpos, água e sais diluídos, sua principal função é manter as fossas nasais lubrificadas e agregar umidade ao ar que respiramos, e boa parte dessa secreção acaba descendo pela garganta até chegar ao estômago, onde ela é dissolvida.

Branca

Sinal: congestão nasal.

Quando sofremos com resfriados ou infecções nasais, os tecidos que revestem as narinas se tornam inchados e inflamados, dificultando o fluxo do muco, que, por sua vez, perde parte de sua umidade e fica esbranquiçado e mais espesso.

Amarela

Sinal: resfriado ou infecção em progresso.

Digamos que a congestão nasal piorou e o resfriado chegou para ficar. Isso faz com que o organismo mobilize o sistema imunológico para combater a infecção, enviando um exército de células até o foco do problema. Entre essas células estão os glóbulos brancos que, após cumprir suas tarefas, são eliminados através do muco, conferindo à secreção uma coloração amarelada.

Verde

Sinal: sistema imunológico travando uma batalha.

Após um longo período de batalha — os resfriados costumam durar entre 10 e 14 dias —, o muco pode se tornar progressivamente mais espesso e cheio de células e outros vestígios do combate, adotando uma tonalidade esverdeada. Pois se os sintomas persistirem por mais dias e, para piorar, vierem acompanhados de febre e náusea, isso significa que a meleca verde pode ser sinal de sinusite ou de uma infecção bacteriana. Nesse caso, vá ao médico!

Rosada ou vermelha

Sinal: sangue na área.

Apesar de a meleca rosada ou vermelha indicar a presença de sangue na secreção, não há motivo para entrar em pânico. Isso pode ser consequência de pequenas fissuras no tecido que reveste a cavidade nasal — geralmente provocadas por ressecamento ou alguma irritação

Marrom

Sinal: depende...

Quando a meleca apresenta uma cor puxando para o marrom, existe a possibilidade de que ela contenha sangue — o que significa que este caso é semelhante ao descrito no item anterior. Mas se não se tratar de sangue misturado à secreção, a tonalidade estranha pode ser resultado de algo que foi inalado, como terra ou poeira.

Preta

Sinal: depende...

Fumantes e usuários de drogas podem apresentar meleca na cor preta. No entanto, se esse não for o caso, a secreção com essa coloração pode ser indicativo de uma infecção séria causada por fungos. Sendo assim, em qualquer das três opções — cigarro, drogas ou infecção —, procure a ajuda de um médico!

Mais informações melequentas:

-Já aconteceu com você de, em um dia muito frio, o seu nariz ficar escorrendo sem parar e até de se formar uma gotinha na ponta da sua narina? Pois em vez de muco, o excesso de líquido é, em sua maior parte, composto pela água presente no ar frio que você respirou e se condensou em contato com o tecido que reveste a fossa nasal.

-Existe uma doença rara chamada granulomatose com poliangiite — ou Granulomatose de Wegener —, cujos sintomas incluem sangramentos nasais frequentes, deformação do nariz e fluxo constante de muco com presença de pus.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES