Saiba o que acontece se você parar de limpar os ouvidos

Para quem não sabe, a cera é produzida nos canais internos do órgão

Saiba o que acontece se você parar de limpar os ouvidos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A audição é essencial para o nosso dia a dia. Para manter os nosso ouvidos funcionando é essencial mate-los limpos, especialmente quando se trata de remover a cera acumulada. Mas você sabia que a cera tem funções importantes no ouvido? Ela protege os tímpanos de água e sujeira e manter o ouvido higienizado e saudável.

Para quem não sabe, a cera é produzida nos canais internos do órgão e é liberada para limpar o canal auditivo. Depois de fazer a lubrificação na região ela seca e fica na forma que conhecemos.

Mesmo que não haja nenhum processo de limpeza, o nosso corpo é capaz de expelir a cera. Por isso que esse órgão não precise de limpeza. Na realidade, a remoção da cera dos ouvidos pode deixar o local irritado, seco e, por isso, a produção de cera acaba sendo estimulada novamente.

Limpar os ouvidos com o famoso cotonete pode ser bem perigoso porque dessa forma você acaba empurrando a cera para os canais auditivos, onde esse processo bloqueia a audição e causa grandes complicações.

De acordo com o doutor Douglas Backous, do Instituto Sueco de Neurociência de Seattle, os ouvidos nunca devem ser limpos. A limpeza dos ouvidos só é recomendada em casos clínicos, em que um otorrinolaringologista percebe que há acúmulo de cera.

Quando se limpa o ouvido você pode provocar irritações no ouvido e o deixa mais sujeito a coceiras e inflamações. O processo também gera um ciclo vicioso já que, irritado, o ouvido tentará produzir mais cera.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES