Saiba o que é ‘vidro no pulmão’, doença contraída por Zé Neto

Pneumologista Rafael Musolino explicou que a doença se chama vidro fosco e falou sobre suas possíveis causas e os sintomas.

Zé Neto | Alysson Morendo/Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O sertanejo Zé Neto revelou nesta semana que foi diagnosticado com uma doença pulmonar. A assessoria de imprensa do cantor informou que ele apresenta “foco de vidro no pulmão”, que causa falta de ar para cantar.

Em conversa com o G1, o pneumologista Rafael Musolino explicou que a doença se chama vidro fosco e falou sobre suas possíveis causas e os sintomas.

No caso do cantor Zé Neto, especialista atribuiu o foco de vidro ao uso de cigarro eletrônico (Foto: Alysson Morendo/Divulgação)

“Vidro fosco é uma alteração vista na tomografia de tórax. É uma alteração que aparece secundária a alguma inflamação pulmonar. Ela pode ser causada por uma infecção, como a Covid, e pode ser secundária a alguma agressão ao pulmão, como o uso do cigarro eletrônico”, explica.

Segundo o especialista, o tratamento da doença depende da causa. No caso do cantor Zé Neto, ele atribuiu o foco de vidro ao uso de cigarro eletrônico, de acordo com um vídeo publicado nas redes sociais na madrugada de quarta-feira (22).

“De maneira geral o cigarro eletrônico contém nicotina e outras substâncias na sua composição. O uso excessivo no curto prazo pode causar inflamação pulmonar. A longo prazo pode causar asma, bronquite, inflamação. Existem algumas substâncias, como metais pesados, que podem aumentar o risco de câncer”, afirma.

O pneumologista afirma que o usuário pode desenvolver o vício e apresentar tosse, cansaço e dificuldade para respirar. Também é possível que desenvolva pneumonite, asma e bronquite.

“Possivelmente até câncer, no caso do uso a longo prazo. Mas não se tem uma certeza ainda, já que a droga é nova.”



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES