Saiba o que fazer para evitar que o seu WhatsApp seja clonado - Virou moda

Criminosos desenvolveram diversas ações para clonar as contas do aplicativo de conversas. - Virou moda

Slide 1 de 7
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Virou moda

Sequestrar a conta de WhatsApp virou moda. Criminosos desenvolveram diversas ações para clonar as contas do aplicativo de conversas. Algumas delas nem ao menos precisam usar qualquer ciberataque. Basta uma ligação e um bom papo para conseguir o objetivo. 

O principal interesse do criminoso no WhatsApp é o alcance da plataforma, segundo Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky. Afinal, mais de 110 milhões de brasileiros usam o aplicativo, um alcance superior a 50% da população do país. "Quando eles disseminam uma campanha maliciosa na plataforma, os resultados são muito positivos devido à popularidade", explica.

Uma característica desse golpe é que os bandidos fazem a lição de casa. Para isso, acessam perfis abertos de Instagram e Facebook, anúncios em sites de compra e venda ou até mesmo o Linkedin de possíveis vítimas. O objetivo dos criminosos segue o mesmo: pedir dinheiro para os contatos em nome da vítima. Para isso, usam o famoso golpe de engenharia social, uma ação que costuma ser bastante efetiva por conta da relação de confiança entre as vítimas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Slide 1 de 7
SEÇÕES