Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Saiba o que não fazer em uma entrevista de emprego

Estresse e descontrole emocional são alguns dos pontos a serem trabalhados

Compartilhe
Google Whatsapp

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e competitivo, então para conseguir o emprego dos seus sonhos é importante se destacar entre os vários candidatos. O primeiro passo é elaborar o seu currículo da melhor forma possível, para demonstrar as suas qualificações e os seus pontos fortes.

Depois disso, se você receber um contato marcando uma entrevista de emprego e, isso já significa que você está mais próximo de conseguir a tão sonhada vaga. Agora é a hora de se preparar para impressionar os recrutadores no momento de se apresentar. É essa etapa que vai definir se você é o merecedor da vaga em meio a tantas outras pessoas disputando o mesmo cargo que você.

Por isso, é essencial ter uma boa apresentação e comportamento durante a entrevista. Afinal, é nesse momento que eles vão te conhecer e você precisa impressionar. Uma atitude impensada, um detalhe importante negligenciado ou algum erro na comunicação pode fazer você perder a chance de ser contratado. Para evitar que isso aconteça, separamos uma lista com os principais erros cometidos em uma entrevista de emprego. Depois dela, você saberá exatamente o que não fazer para aumentar as suas chances de conseguir o emprego.

1 - Chegar atrasado

É o seu primeiro compromisso com o seu futuro emprego. Assim sendo, chegar atrasado para a entrevista, pode ser fatal. Afinal, ela impactará diretamente na opinião que o recrutador terá de você. A impressão que fica é: se até para a entrevista a pessoa chega atrasada, ela repetirá esse comportamento também no trabalho. Além de demonstrar falta de responsabilidade, desorganização e desinteresse. O fato é que nenhum chefe gosta de funcionário chegando atrasado.

Imprevistos acontecem, e a gente nunca sabe quando o ônibus vai atrasar ou um acidente no caminho pode te atrapalhar. Por isso, se possível saia de casa um pouco antes. Nesse caso, é sempre melhor ficar um tempo esperando do que chegar atrasado.

2 - Desleixo com a aparência

Não cuidar na própria imagem é um dos erros mais comuns em entrevistas de emprego, principalmente entre os candidatos mais despojados. Roupas extravagantes, informais ou curtas demais podem te fazer perder pontos, além de causar uma má impressão no recrutador. Tente evitar acessórios exagerados, maquiagem pesada, roupas rasgadas ou perfume em excesso. Embora hoje algumas empresas já não vejam a tatuagem como um problema, por via das dúvidas, é melhor cobri-las.

Você precisa causar uma boa impressão, por isso é importante pesquisar sobre as condutas da empresa, e tentar se vestir conforme o ambiente. Isso varia muito de acordo com o local de trabalho, empresas do ramo financeiro, por exemplo, exigem roupas mais formais. Já em empresas da área de comunicação, marketing, publicidade e afins não têm tantas exigências quanto às vestimentas, podendo as opções serem mais descontraídas e informais.

3 - Não saber se comunicar

A comunicação é fundamental em qualquer área de trabalho. Os que têm mais desenvoltura e conseguem se comunicar melhor possuem mais chances de serem contratados. Cuidado com excesso de simpatia, isso pode causar a impressão errada, e parecer que você está tentando bajular o entrevistador. Tente ser o mais objetivo possível nas respostas, não fuja muito do que lhe foi perguntado. O uso de gírias também pode ser um problema, então fique atento a isso.

4 - Demonstrar falta de interesse

Engana-se quem pensa que uma entrevista de emprego é apenas uma sessão de perguntas feitas pelo recrutador e respondidas pelo candidato. É fundamental conversar sobre a empresa, tirar as dúvidas sobre o cargo desejado e mostrar interesse pelas atividades da organização. É claro que de forma moderada, exageros são sempre vistos de forma negativa.

5 - Difamar empregos anteriores

Esse é um fator crucial. Falar mal de empregos anteriores é um péssimo comportamento, e demonstra imaturidade por parte do candidato. Além de evidenciar a falta de capacidade em aprender com experiências passadas. Sem contar que pode ser visto como antiético da sua parte. Jamais, em hipótese alguma, difame os locais onde trabalhou. Caso algo tenha dado errado, é importante salientar que isso lhe serviu como aprendizado.

6 - Mentir sobre as qualificações e experiências

Esse é um erro grave. Muitas vezes, o candidato, na tentativa de aumentar as chances de ser chamado para a entrevista, inventa cursos e experiências profissionais. Acontece que, muitas dessas informações podem ser checadas antes da pessoa chegar para a entrevista, o que pode causar uma situação bastante constrangedora. Além de ser totalmente antiético.

7 - Demonstrar descontrole emocional

É normal que, durante uma entrevista de emprego, você fique tenso e nervoso. Você precisa daquele emprego e quer causar uma boa impressão. Mas é importante não se deixar levar pelo nervosismo e ansiedade. Tente manter o controle e não demonstrar insegurança e descontrole.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×