Saiba por que você nunca deve usar duas camisinhas ao mesmo tempo

Atrito pode fazer com que o preservativo se rompa

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Se uma camisinha oferece proteção contra uma possível gravidez indesejada e a infecção de doenças sexualmente transmissíveis, duas camisinhas deveriam oferecer o dobro de segurança, certo? Errado! Pode até parecer lógico que o uso de dois preservativos ao mesmo tempo seja mais eficiente na prevenção de DSTs e gestações acidentais, mas não é não,  e nós já vamos explicar para você o motivo.

Não pode!

As camisinhas foram projetadas para se “encaixarem” e revestirem o pênis uma de cada vez e, portando, colocar uma sobre a outra pode fazer com que nenhum dos dois preservativos proteja o membro como deveria e inclusive saia acidentalmente do lugar sem que o usuário perceba. Além disso, durante a prática do sexo, pode ocorrer fricção entre as camisinhas, o que aumentaria a chance que uma delas ou as duas se rompesse no meio da coisa toda.

Aliás, o mesmo serve para casais heterossexuais que já pensaram em “dobrar” a proteção usando camisinha masculina e feminina durante o ato sexual. Para que os preservativos funcionem direitinho, eles devem ser usados um de cada vez, e não em conjunto, ser colocados corretamente, conforme indicado pelo fabricante, e ser devidamente descartados após o uso.

Combinando métodos

Uma coisa importante para ter em mente é que, de acordo com Gina Shaw, da Universidade de Berkeley, embora os fabricantes de preservativos informem que as camisinhas oferecem um índice de proteção de 98%, a efetividade real é de 82%. No caso da versão feminina, apesar de a efetividade informada ser de 95%, na realidade, ela oferece um índice real de 79% de proteção.

Com esses dados em mente, caso a intenção seja garantir que uma gravidez indesejada não vai acontecer mesmo, de jeito nenhum, um conselho seria combinar um método anticoncepcional, como a pílula, o dispositivo intrauterino ou o implante anticoncepcional, com o uso da camisinha. Dessa maneira, além de evitar uma possível gestação fora de hora, você ainda se protege de eventuais DSTs.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES