Saiba porque fumantes e ex-fumantes sentem dor com mais intensidade - Fumantes

Um novo estudo britânico aponta que quem fuma ou já fumou tende a sentir mais dores, comparativamente a quem nunca o fez - Fumantes

Slide 1 de 2
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Fumantes

Um novo estudo baseia-se na análise dos dados de mais de 220 mil pessoas realizada pela University College London (UCL), no Reino Unido. Os investigadores afirmam ainda não terem entendido totalmente o motivo, mas pode dever-se ao fato de que o cigarro provoca mudanças permanentes no corpo humano.

Os cientistas analisaram dados de um conjunto de experiências online no BBC Lab UK Study, no qual foram analisados indivíduos entre 2009 e 2013.

Estes foram categorizados em três categorias: os que jamais fumaram, os que fumam diariamente e os que já fumaram, mas conseguiram abandonar o vício.

De seguida, os voluntários foram questionado sobre a quantidade de dor que sentiam e a descrição foi numericamente convertida numa escala de zero a 100. Pontuações mais elevadas significavam mais dor.

Os fumadores e ex-fumadores obtiveram entre um a dois pontos a mais do que aqueles que nunca fumaram, mostrou o estudo publicado no periódico científico Addictive Behaviors.

"A principal descoberta é que os ex-fumadores ainda sentem o efeito da dor elevada", disse uma das investigadoras da UCL, Olga Perski, em entrevista à BBC.

E acrescentou: "É um conjunto de dados muito grande. Temos uma boa amostra para que possamos estar bastante confiantes de que algo está a acontecer”.

"Mas ainda não podemos dizer se isso é clinicamente significativo."

Perski revelou ainda que descoberta mais surpreendente foi a de que os níveis mais elevados de dor foram registrados nas faixas etárias mais jovens (entre 16 e 34 anos).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Slide 1 de 2
SEÇÕES