Saiba porque os cachorros arranham suas caminhas antes de dormir

Mania? Forma de comunicação? Ou outros motivos?

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Entre os hábitos sagrados da maioria dos cães, está o costume de arranhar a caminha deles antes de dormir. Você já pensou nos motivos que fazem seu cãozinho querer arranhar o lugar de dormir? Confira abaixo algumas causas dessa mania e recomendações para evitar os danos que este hábito canino pode causar. 

1 – Marcar território

Isso mesmo! As vezes os cães podem ser muito ciumentos com objetos e seus donos. Da mesma maneira que gostam de marcar território por meio do xixi, eles se comportam de maneira peculiar quando querem descansar. A parte inferior das patas dos cachorros libera um aroma único que se torna intenso quando eles arranham o lugar onde vão dormir. Dessa forma, eles deixam claro que aquele local é o de descanso deles.

2 – Dormir melhor

Muitos goguinhos não conseguem gastar toda a sua energia ao longo do dia. Assim, eles precisam de alguma outra atividade para ficarem cansados e dormirem melhor. Arranhar a caminha é uma delas.

3 – Instinto natural

Outra razão pela qual o seu cão arranha o local em que dorme tem a ver com o seu próprio instinto. Antes de serem domesticados, os cachorros cavavam com a intenção de criar um local seguro para proteger a si e seus filhotes de predadores. Os instintos de um cão são muito importantes para ele se adaptar ao lugar onde vive e nem sempre estão relacionados a problemas comportamentais.

4 – Chamar atenção

Os cachorros têm diferentes maneiras de chamar a atenção, e arranhar é uma delas. Ao arranhar um lugar da casa, ele costuma se virar para verificar se alguém está olhando. Quando isso acontece, ele pensa que poderá brincar com seu dono.

6 – Diversão

Os cães costumam ser muito brincalhões, e arranhar as coisas é uma das formas de se divertirem. Essa atividade faz com que eles se sintam melhor. Para eles, brincar pode ser uma atividade positiva e eles desenvolvem habilidades motoras enquanto constroem relações sociais que lhes permitirão treinar para lidar com algumas circunstâncias inesperadas de sua vida diária.

7 – Unhas grandes

Ter as unhas compridas demais pode ser muito incômodo para o seu cachorro, porque ele não pode apoiar as patinhas da maneira correta. Além disso, a unha pode prejudicar o tecido interior e causar infecções. É por isso que às vezes os cães mordem as patinhas ou arranham objetos. É como se eles quisessem lixar as unhas para aliviar o incômodo.

Como evitar os estragos

Abaixo você encontrará algumas dicas para evitar que seu animal se machuque ou danifique as coisas em sua casa.

1 – Seu próprio lugar de descanso

Se o seu animal dorme na área externa, tente arrumar uma casinha com uma cama dentro, em um lugar arejado. Nos dias mais frios, coloque também um cobertor para o seu animal. Se o seu cachorro não tiver uma caminha, talvez seja o momento de comprar uma. Dessa forma, ele não arranhará o chão e os tapetes. Se o comportamento persistir, coloque uma toalha velha ou algumas almofadas para ele.

2 – Escola para cachorros

Se o seu cachorro tem um mau comportamento e estraga tudo dentro de casa, é possível contratar um adestrador ou levá-lo a uma escola para cachorros, onde ele será educado para que aprenda a se comportar de maneira correta.

3 – Passear

É importante fazer com que o cão gaste energia por meio de passeios. Mesmo que você tenha pouco tempo livre, é importante dedicar alguns minutos do seu dia ao seu amigão. Essas atividades ajudam no desenvolvimento mental do cachorro e fazem bem para a sua saúde.

4 – Unhas curtas

É importante cortar as unhas do seu cachorro com frequência para que ele não se machuque. Se fizer isso em casa, escolha um momento em que ele estiver calmo e tome cuidado com os limites para cortá-las. O ideal é cortar após o banho, momento em que as unhas estão mais macias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES