Saiba quais as regiões do Brasil estão combatendo melhor o Covid-19

O Google mostrou que está utilizando dados de localização, recolhidos de smartphones, para ajudar nessa onda do coronavírus no Brasil.

| Gabriel de Paiva/ Agência O Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Google mostrou que está utilizando dados de localização, recolhidos de smartphones, para ajudar nessa onda do coronavírus no Brasil. Os dados são para ajudar autoridades de saúde a compreenderem como as pessoas estão se movimentando, durante a pandemia. Isso quer dizer que eles visam entender como elas se comportam em resposta aos pedidos de isolamento, distanciamento físico e homeoffice. Os relatórios foram apelidados de "Community Mobility Reports" e mostram as tendências de movimentação em diversas categorias. Isso inclui o varejo e recreação (abrangendo restaurantes, cafés, shoppings centers, parques temáticos, museus, bibliotecas, cinemas e etc). As informações são do Fatos Desconhecidos.

Diante da pandemia, estamos a todo o momento procurando saber o que está acontecendo no país. Quais as regiões mais seguras para as pessoas do grupo de risco, quais os lugares mais afetados pelo Covid-19, quais os governos estão combatendo melhor a doença e oferecendo mais segurança para a população geral. Nós também estamos preocupados com isso e, por esse motivo, decidimos buscar por essas informações. Como falamos antes, é possível saber quais são as regiões do Brasil que estão combatendo melhor o Covid-19. 

Para visualizar os relatórios de forma mais intensa, basta acessar esse link e escolher o país. Logo em seguida, o Google irá gerar um PDF com todos os dados coletados. As informações, até o momento, só estão disponíveis em inglês. Podemos ter uma grande quantidade de explicações a respeito dos dias 16 de fevereiro a 29 de março. Foi nesse período, onde o pico foi elevado em várias partes do mundo. Já no Brasil, conforme mostram os gráficos, houve uma redução de 71% na mobilidade em varejo e recreação. 

70% dos parques, 62% em estações de trânsito, 35% em mercados e farmácias e 34% em locais de trabalho. Por outro lado, houve um aumento considerável de 17% nas residências. A recomendação principal para lidar com a doença é o isolamento social. Alguns estados brasileiros demonstram ficar "mais em casa" do que outros. Há lugares seguindo melhor a quarentena indicada pela Organização Mundial da Saúde. Por exemplo, utilizando o índice de "varejo e recreação", os maiores índices de redução de mobilidade pertencem à Santa Catarina (80%).

Em seguida, Sergipe (78%) e Alagoas (77%). Enquanto isso, os menores pertencem ao Maranhão, Mato Grosso e Rondônia (63%) e Pará e Tocantins (61%). As regiões populosas, com números grandes de casos, ficam em algum lugar no meio. São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, representam 72%, enquanto Minas Gerais fica com 66%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES