Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Saiba qual o país com a maior reserva de ouro do mundo

Países árabes têm o maior consumo do metal precioso

Compartilhe
Google Whatsapp

O ouro, provavelmente, foi o primeiro metal precioso a ser descoberto pelo homem. As primeiras civilizações se desenvolveram e, com o passar do tempo, foram querendo conquistar o poder que vinha junto com o metal precioso. Através dos estudos arqueológicos sabe-se que, em 4000 a.C., o ouro já era trabalhado na Mesopotâmia.

Civilizações como os astecas e maias também conheciam o metal e trabalhavam com ele. Durante a Idade Média, a procura da Pedra Filosofal fez história, já que essa pedra transformaria qualquer metal em ouro. E ele era a coisa mais valiosa do mundo.

Utilizamos o ouro como moeda de troca desde 3000 a.C. Porém, somente no século XVIII é que este metal adquiriu um status monetário internacional. No Brasil, hoje, o ouro está valendo cerca de R$ 173,59 a grama.

Até mesmo a cotação das moedas, antigamente, estava atrelada ao ouro. E mesmo que o Padrão Ouro não exista mais, o metal ainda se mantém relevante em termos políticos e econômicos. Tanto é que, ao redor do mundo, existem quase 34 mil toneladas sendo propriedades oficiais ao redor do mundo.

Por ano, são extraídas em torno de 3 mil toneladas de minério e essa produtividade vem aumentando. Essa quantidade equivale à aproximadamente R$ 335 bilhões. O ouro não vem somente da extração de minas, ele pode ser reaproveitado de outros lugares como por exemplo eletrônicos, joias antigas e obturações dentárias.

O ouro que é extraído tem várias funções. Mais da sua metade é usado na confecção de joias e o restante vai para a fabricação de moedas, investimento pessoal ou para ser matéria-prima em produtos da indústria que são banhados pelo metal.

Reservas

Mas, para que essa quantidade de ouro seja usada, não importa para que função, o metal tem que ser extraído de algum lugar. Além do que existem lugares que têm grandes reservas de ouro. E você já parou para se perguntar qual é o país que tem mais reserva desse metal?

Como foi dito anteriormente, o metal ainda tem uma relevância e é por isso que os países o reservam. Talvez não seja uma surpresa para ninguém que um dos países mais poderosos do mundo, se não o mais, seja o que tenha a maior reserva de ouro.

Os Estados Unidos ocupam o primeiro lugar no ranking de países com mais reservas de ouro. Eles tem 8.133,5 toneladas do metal. Essa quantidade é praticamente igual a soma das reservas da Alemanha, FMI e Itália.

A maioria do ouro americano, provavelmente, está em depósitos de alta segurança no território nacional. Um desses depósitos que pode-se destacar é o famoso Fort Knox.

Consumo

Também não é de se espantar que o país que tem a maior reserva, também figure no ranking dos países que mais consomem ouro no mundo. Nesse ranking, o primeiro e segundo lugar são da China e da Índia com 24,2% e 23,1% respectivamente. Em terceiro lugar, está os EUA, depois vem Alemanha e Japão cada um com 6,5%, 3,5% e 3,2% respectivamente. Nosso país é o 19º na lista com 1% do total.

Em um consumo por pessoa, o ranking tem suas primeiras colocações com países árabes e asiáticos, e é liderado pelos Emirados Árabes Unidos com um consumo anual de 8,5 gramas por pessoa.


Siga nosso canal no telegram
Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se