Saiba quanto custa serviço de carregadores de caixão que viraram meme

Profissão comum em Gana, o trabalho dos carregadores de caixão dançarinos virou meme internacional.

| Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Profissão comum em Gana, o trabalho dos carregadores de caixão dançarinos virou meme internacional. A imagem de vários homens dançando enquanto carregam um caixão ao som de música eletrônica tem sido colocada em vídeos antes que algum desastre iminente, como uma grande queda ou um susto, aconteça de fato. As informações são do UOL.

No país africano, a contratação desse serviço funerário pode custar R$ 800, de acordo com uma reportagem do jornal El País. Um trabalhador de uma funerária da cidade de Acra, capital de Gana, explicou ao periódico que esse é o valor cobrado pelo serviço básico de carregadores, como o que aparece nos memes. Segundo ele, existem outros fatores que podem fazer o preço variar. 

"Esse dinheiro, ao que é preciso somar outros gastos do funeral, inclui a contratação de umas oito pessoas: seis encarregados para transportar o caixão nos ombros, outro para liderá-los e um flautista. Se você quiser mais músicos, ou que façam um percurso mais longo com o caixão, de até duas horas, precisa pagar mais", disse o agente funerário Emmanuel Agyeman ao jornal. 

"No primeiro dia depois da morte, costuma-se organizar um velório na casa da família. Tudo isto [o cortejo fúnebre] ocorre depois", afirmou ainda o homem. Segundo o jornal, há ganenses que gastam até R$ 85 mil na realização de seus funerais. O país africano tem um quarto da sua população vivendo com condição de pobreza.

idados são fatores que influenciam o preço do serviço. Segundo ele, quando os familiares consideram que não haverá gente suficiente para participar da cerimônia, são contratados figurantes para o funeral. 

Festas que celebram longa vida 

Agyeman também contou à reportagem do El País que funerais desse tipo são realizados quando a pessoa teve uma "vida longa". Em Gana, a expectativa de vida gira em torno dos 63 anos. "Estas festas são montadas quando a pessoa que morre teve uma vida longa, quando morre com 60 anos ou mais [a expectativa de vida em Gana é ligeiramente inferior a 63 anos]", afirmou Agyeman ao jornal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES