Sal do Himalaia, refinado, Bio Salgante... Qual o melhor?

O nutrólogo Alexander Gomes de Azevedo faz um alerta: “O brasileiro consome muito sal”

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A maioria das pessoas sabem que existem muitos tipos de sal, de diversas cores e vários preços. Mas qual o melhor para a saúde? Segundo o nutrólogo Alexander Gomes de Azevedo o que todo mundo deve saber é que são sal, um com mais sódio e outro com menos, e minerais.

“O sal refinado ou sal de cozinha é o mais utilizado na culinária, esse tipo de sal é processado para retirar as impurezas e deixar fino e bem branco e esse tipo de refinamento reduz os minerais, além de apresentar uma grande quantidade de sódio, em 1g de sal há 400mg de sódio. Já o sal do Himalaia que recebeu esse nome por ser da região do Himalaia, além de ser considerado um sal puro que possui mais de 80 minerais como cálcio, magnésio, potássio, cobre e ferro e devido a isso os cristais tem um tom rosado. Possui menos sódio, 1 g de sal há 230 mg de sódio. Um adulto deve consumir por dia 2,4g de sódio equivalente a 6 g de sal refinado”, pontua o médico.

De acordo com o profissional da saúde, pessoas hipertensas devem consumir o mínimo de sal possível, mas o indicado são os que apresentam menos sódio, fator que eleva a pressão.

“O Bio Salgante é tipo de sal utilizado por hipertensos devido apresentar baixo teor de sódio”, afirma.

O sal marinho também é formado por cloreto de sódio e obtido a partir da evaporação da água do mar. No entanto, ele não passa pelo processo de refinamento, o que faz com que mantenha os minerais e nutrientes e dispense a adição de outros ingredientes químicos. Ainda de acordo com Azevedo, o sal do Himalaia é o mais completo e com mais nutriente:

“Além de atuar no equilíbrio hidroeletrolítico e estabiliza o pH corporal (acidez/alcalinidade), leva água e nutrientes para dentro e para fora das células, contribui para regular a pressão arterial e ajuda o cérebro a se comunicar com os músculos e a comandar os movimentos. A recomendação é diária de um adulto é de até 6g para qualquer tipo de sal”.

Existem diversos produtos no mercado como sal refinado, sal marinho, sal grosso, flor de sal, Bio salgante entre outros.

“Cada tipo de sal apresenta suas particularidades, uns mais saudáveis que os outros, mais a maior recomendação é moderação mesmo que as pessoas não sejam hipertensas, o consumo exacerbado pode provocar um aumento na pressão”, afirma o nutrólogo, que faz um alerta preocupante:

“O brasileiro consome sal muito mais do que a recomendação da OMS prediz, consome mais que o dobro do recomendado, seja em alimentos industrializado ou sal de mesa”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES