Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Saliva: ela é mais importante do que você pensa

A saliva tem funções importantes no organismo que já começam a partir da cavidade bucal

Você sabia que a saliva pode faltar para algumas pessoas? Parece loucura isso, mas é possível! Xerostomia é também conhecida como falta de saliva. E ao contrário do que se pensa, ela pode prejudicar  e muito o organismo, pois afeta três funções básicas, como, por exemplo, nutrição, comunicação e até mesmo o sono.

Lidar com o problema não é fácil e muita gente até mesmo desconhece a xerostomia, embora ela exista e pode trazer problemas a quem tem. O dentista Maurício Moreira, explica que as pessoas com deficiência na secreção de saliva podem apresentar entre os problemas mais comuns, dificuldades de alimentação, fonação e até mesmo deglutição.

Todos sabem que a saliva tem inúmeras funções importantes para a manutenção da saúde a partir da cavidade bucal. E por isso, sua diminuição ou  mesmo interrupção do seu fluxo, traz muitos de impactos na qualidade de vida das pessoas.

Falta de produção

A falta de produção pode variar desde um pequeno desconforto ao acordar, até quadros dramáticos em que a pessoa tem dificuldade de dormir e, ainda, necessita acordar diversas vezes para hidratar a boca.

"Atualmente, são catalogadas diversas causas para o desenvolvimento da Xerostomia e, alguma delas são: idade avançada, uso de certos medicamentos, tratamento oncológico, como radioterapia e quimioterapia, ingestão de álcool, diabetes, má nutrição, tabagismo e a Síndrome de Sjören, afirma Moreira.

A falta de saliva pode provocar problemas no organismo/reprodução internetA falta de saliva pode provocar problemas no organismo/reprodução internet

O dentista explica que a Síndrome de Sjören, também é conhecida por exocrinopatia autoimune, síndrome seca, ou sicca, é uma doença inflamatória crônica, de progressão lenta, mas contínua, caracterizada pela infiltração de linfócitos nas glândulas exócrinas, aquelas que secretam fluidos para fora do corpo ou para dentro de uma cavidade do organismo.

Para diminuir o desconforto, o profissional diz que existem alguns produtos que podem amenizar os sintomas para evitar o desconforto e ressecamento da cavidade oral.

Papel lubrificante

A saliva tem um papel lubrificante, onde o conteúdo glicoproteico protege a mucosa de revestimentos, formando uma barreira contra estímulos nocivos, toxinas microbianas e pequenos traumas.

A consistência fluída também provê uma ação de lavagem mecânica. Em particular, a limpeza promovida pela saliva, limita a disponibilidade dos açúcares para microrganismos da placa bacteriana.

"Em suma, as principais funções da saliva são proteção da boca, auxílio na digestão, na gustação e na fonação, manter a integridade do dente, hidratar, lubrificar e limpar a boca", finaliza Moreira.

A saliva tem um papel lubrificante/IstockA saliva tem um papel lubrificante/Istock





Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push
<