Saquê! Governo japonês faz com concurso para incentivar consumo de álcool

O problema é que cerca de um milhão de japoneses sofrem de alcoolismo,

Concurso de bebida no japão | Reprodução Web
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Enquanto a Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que o consumo de álcool é associado a mais de 200 doenças e lesões, incluindo distúrbios mentais e comportamentais, cirrose hepática e câncer, o governo japonês acaba de seguir no sentido contrário e pedir que os jovens consumam mais bebida alcoólica.

Segundo o jornal americano The New York Times, a Agência Nacional de Impostos do Japão lançou um concurso convidando pessoas de 20 a 39 anos para enviarem ideias que incentivem as pessoas a consumirem mais álcool. O projeto recebeu o nome de Viva Saquê (homenagem à bebida nacional) e seria uma forma de ajudar a indústria de bebidas alcoólicas que estaria passando por “dificuldades” devido à pandemia de covid-19.

Japão faz com concurso para consumo de álcool

A agência japonesa diz que espera “revitalizar a indústria” com o concurso, cujo vencedor será escolhido em um torneio ainda este ano. Mas o projeto, como lembra o jornal americano, bate de frente com os dois anos de ações do governo para desencorajar a venda de bebidas alcoólicas em bares e restaurantes, além de instalar placas com a proibição de beber em parques e nas ruas. Nenhum dos fabricantes japoneses de álcool aderiu à iniciativa. Mas os donos do bar elogiaram, de acordo com o The New York Times.

Em média, os japoneses consumiram cerca de 90 litros de álcool em 2020, abaixo dos 118 litros registrados em 1995, segundo dados do governo, citados pelo jornal. O declínio prejudicou receitas fiscais: as taxas sobre as bebidas alcoólicas representaram 1,7% da receita tributária do Japão (cerca de US$ 8 bilhões ou R$ 41,7 bilhões) em 2020, abaixo dos 3% em 2011 e dos 5% em 1980.

Japão faz com concurso para consumo de álcool

Os organizadores do concurso, ouvidos pelo The New York Times, afirmam que o objetivo não é levar ao consumo excessivo de bebida, e que as pessoas devem beber apenas “a quantidade apropriada”. “Não estamos promovendo o consumo excessivo de álcool entre os jovens”, diz Ryo Tsukamoto, porta-voz da divisão de impostos sobre o álcool da Agência Nacional de Impostos do Japão, citado pelo jornal americano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES