Secar roupa atrás da geladeira funciona, mas não é uma boa ideia

Quem nunca aderiu a prática “milenar” de secar roupas atrás da geladeira?

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Vamos ser sinceros? Quem nunca aderiu a prática "milenar" de secar algumas peças de roupa ou tênis atrás da geladeira? Se você nunca fez isso, pergunte então para os seus pais, tios, avós e avôs sobre o que eles faziam nos momentos de pressa ou quando chegavam encharcados da rua depois de um temporal.

As grades fixas na parte de trás de boa parte das geladeiras são responsáveis por auxiliar a transferência de calor do eletrodoméstico para que ele consiga resfriar a parte interna. A geladeira funciona como uma bomba de calor pelo princípio da expansão (amplia o volume) e compressão (reduz o volume) de um gás usado no resfriamento, explica o professor Marcelo Gradella Villalva, pesquisador de engenharia elétrica da Unicamp.

"O resultado desse processo é a retirada do calor do seu interior e a transferência desse calor para o ambiente externo. O calor é dissipado para o ambiente por meio da grade", acrescenta. É durante a dinâmica que as grades esquentam e se tornam um local bem quentinho para as nossas roupas secarem.

O problema é que, ao colocarmos algo úmido e frio ali, acabamos impedindo a dissipação do calor para o ambiente externo de um modo eficiente. O funcionamento do refrigerador é prejudicado e ele passa a trabalhar bem mais para conseguir manter a parte interna resfriada. É por isso que a conta de luz provavelmente vai subir, pois o eletrodoméstico vai consumir muito mais energia.

Riscos de choque

Além do desempenho do eletrodoméstico ser afetado, há o risco de choques, segundo o engenheiro eletricista Edson Martinho, diretor-executivo da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade).

Martinho explica que existem algumas áreas energizadas na parte de trás do eletrodoméstico que podem oferecer risco de choque elétrico caso sejam tocadas.

Por esses fatores, os dois especialistas consultados não recomendam a prática. Villalva ainda dá uma dica extra para o bom funcionamento do eletrodoméstico: "Não se deve deixar a geladeira muito colada na parede, nem confinada em espaços fechados. Para uma boa refrigeração, com baixo consumo de energia, o ideal é distanciar a parte traseira alguns centímetros da parede e manter o refrigerador em ambientes arejados, com boa circulação do ar."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES