Seis hábitos tão prejudiciais à sua saúde quanto fumar

Confira a lista completa

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O número de fumantes no Brasil diminuiu, mas ainda tem muitas pessoas que não conseguem se livrar desse vício. Dizer que fumar faz mal à saúde é coisa batida e todos já sabem. Além dos números falarem por si, todo mundo tem um familiar ou conhecido que já sofreu com os problemas decorrentes do vício. Porém, outros costumes nada saudáveis já foram apontados como tão nocivos quanto o cigarro.  

Vida eremita

Pesquisadores avaliaram dados de uma pesquisas sobre estilo de vida e os resultados mostraram que viver sozinho isolado do mundo aumenta em até 32% o risco de morrer prematuramente.Isso pode ser tão ruim quanto fumar 15 cigarros por dia.

Sedentarismo

Trabalhar sentado aumenta a barriga, mas esse não é o único problema. Quem passa o dia todo na cadeira, sem nem se levantar regularmente para pegar um copo d’água, pode ter saúde digna de fumante. Cada duas horas a mais sentado aumentam os risco de desenvolver tipos variados de câncer, como o do endométrio e do pulmão. Isso é a mesma coisa de fumar um maço de cigarro por dia.

Comer mal

Para mulheres grávidas, comer junk food no período de gestação pode fazer tão mal ao bebê quanto o uso do cigarro. E não precisa nem ser mãe para ser impactado por dietas gordurosas ou açucaradas demais, abusar do combo hambúrguer + batatinha frita oferece mais riscos a saúde que fatores de risco como álcool, drogas, sexo sem proteção e tabaco combinados.

Dormir pouco (ou muito)

Dormir mal aumenta o risco de doenças cardiovasculares em um ritmo que só o vício em cigarro é capaz de fazer. Uma pesquisa mostrou que ficar na cama tempo demais também pode pesar na saúde: os fãs de edredom dobram suas chances de desenvolver problemas diabetes tipo 2, doenças cardíacas e obesidade – problemas que vira e mexe, costumam figurar ao lado do cigarro.

Da cor do verão

Sabe aquele bronzeado bonito, estilo cenoura adotado por Donald Trump? Essas sessões de bronzeamento também são verdadeiros vilões da saúde, elas são responsáveis por mais casos de câncer de pele do que o número de cânceres de pulmão causados pelo cigarro.

Só um cigarrinho?

Uma campanha produzida pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer) se baseou em dados da OMS para cravar: uma sessão de narguilé equivaleria a uma exposição a materiais tóxicos de 100 cigarros. O problemático uso recreativo do cigarro apareceu também em outro estudo, feito neste ano na Universidade do Estado de Ohio, nos EUA. Fumar aos fins de semana, por exemplo, se mostrou tão nocivo à saúde quanto a dependência diária. Ou seja: aquela história de fumar “apenas socialmente”, pelo menos para seu corpo, não cola.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES