Sem chefe, Netflix ganha R$ 1,4 bi e tem 50 funcionários no Brasil

A Netflix não tem sede física no Brasil.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Serviço pago por cerca de 8 milhões de brasileiros, perfil simpático e queridinho dos internautas nas redes sociais, a Netflix ainda é uma empresa pouco transparente no Brasil e em outros países que não os EUA - onde tem capital aberto.

Nas últimas semanas o UOL procurou apurar algumas informações "sigilosas" do maior serviço de streaming do mundo. Para isso ouviu sob sigilo funcionários e prestadores de serviço da empresa.

A Netflix não tem sede física no Brasil e nem praticamente nenhum outro país do mundo, exceto os EUA e algumas localidades na Europa; há um escritório em Alphaville, com uma assessoria, mas não chega a ser uma sede.

A empresa tem cerca de 50 funcionários "registrados" no Brasil: 50 profissionais de diversas áreas, como advogados (especializados em direitos autorais), publicitários, executivos e alguns negociadores de conteúdo com terceiros.

Apesar de ter 50 funcionários, a Netflix não tem nenhum chefe, gerente ou diretor. Fora dos EUA a empresa opta por um sistema de "gestão" horizontal e descentralizada. Se a empresa tiver algum problema no Brasil ou em outro país é preciso entrar em contato com a chefia nos EUA.

A Netflix vai terminar 2018 com mais de 8 milhões de assinantes no Brasil, o que representa cerca de 6% de sua base de assinantes no mundo. Isso significa --numa estimativa conservadora-- mais de R$ 1,4 bilhão de faturamento por ano no país.

Isso é quase 50% a mais do faturamento de um SBT, por exemplo. Comparativamente o serviço de streaming já se aproxima do público da maior operadora de TV paga, a Net Claro, que tem 8,7 milhões de assinantes. Já passou há tempos a Sky (5,4 milhões). O simpático, engraçadinho, sarcástico e "paparicado" perfil da Netflix no Twitter não é uma criação brasileira. Assim como a Coca-Cola desenvolve propagandas "cosmopolitas" que acabam utilizadas em todos os países (como a "torcida" da empresa pela seleção na Copa), o perfil da Netflix em redes sociais em outros países também é "palhaço".

A diferença é que o perfil da empresa avalia com cuidado a "personalidade" dos usuários do Twitter de cada país, antes de adquirir sua própria personalidade. Há cerca de 65 mil itens no inventário da Netflix no Brasil: filmes, documentários, capítulos de seriados, especiais, shows etc.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES