Sem óculos escuros! Saiba como observar o eclipse solar de hoje

O fenômeno começará às 11h33 (horário de Brasília) e terminará às 15h53. Nasa transmite ao vivo o eclipse na América do Sul.

eclipse solar | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em tempos de confinamento, um espetáculo da natureza ajuda a tirar um pouco a monotonia, certo? Então pode comemorar. Nesta segunda-feira (14) acontece um eclipse solar, um dos fenômenos mais aguardados por entusiastas da astronomia. O eclipse solar ocorre quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol, ocultando, de forma total ou parcial, a sua luz. Mas não se anime tanto. Somente em algumas regiões do Chile e Argentina será possível observar o eclipse em sua totalidade — quando o diâmetro aparente da Lua fica maior que o do Sol, bloqueando toda a luz solar direta. Aqui no Brasil, ele só será visto parcialmente em algumas cidades do fim da manhã até o início da tarde.

"Um eclipse do Sol é sempre visto como total em apenas uma estreita faixa sobre a superfície da Terra. Dessa vez, será somente no sul do Oceano Pacífico, sul do Oceano Atlântico e em uma pequena região do Chile e da Argentina", explica a pesquisadora do Observatório Nacional Josina Oliveira. 

O eclipse será visto como parcial no Oceano Pacífico, centro e sul da América do Sul, região do extremo sudoeste da África e na Antártica. No Brasil especificamente, será visto parcialmente nas regiões Sul, Sudeste e partes das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Quanto mais ao sul, maior será a porção do disco do sol que será escurecida. 

O site Time and Date informa se vai ser possível observar o fenômeno na sua cidade. Na cidade de São Paulo, por exemplo, o eclipse parcial terá início às 12h45, atingirá o seu ápice (32% de ocultação do disco solar) às 14h05 e será finalizado às 15h16. 

Para a garantia de um boa visibilidade do eclipse, é preciso ainda esperar uma ajudinha dos céus para que as nuvens não encubram o espetáculo. Veja como será a previsão do tempo em algumas capitais onde o fenômeno poderá ser observado, no horário do ápice: 

Porto Alegre: ápice às 13:51 (54%): 27°C, parcialmente nublado Florianópolis: ápice às 13h58 (45%): 25°C, nublado Curitiba: ápice às 13h57 (37%): 26°C, com possibilidade de chuvas São Paulo: ápice às 14h05 (32%): 29°C, com possibilidade de chuvas Rio de Janeiro: ápice às 14h14 (31%): 31°C, com possibilidade de chuvas Belo Horizonte: ápice às 14h13 (21%): 28°C, parcialmente nublado Brasília: ápice às 14h03 (8,5%): 29°C, parcialmente nublado Salvador: ápice às 14h30 (6%): 28°C, ensolarado.

Como observar 

Testemunhar um eclipse solar requer alguns cuidados para não prejudicar sua visão. O primeiro deles é que não pode observar o evento diretamente. Entre os instrumentos usados para observar o fenômeno estão óculos especiais ou máscara de soldador.

Também podem ser usados telescópios, binóculos e câmeras, mas apenas se estiverem com filtros adequados na objetiva ou abertura, que permitam ser direcionados ao sol. Não podem ser usados óculos de sol convencionais, chapas de raio-X ou negativos de filmes —todos esses métodos podem causar danos permanentes à visão.

Uma dica dada por Josina Oliveira, do Observatório Nacional, é usar como filtro um vidro de soldador número 14 ou superior, que é encontrado em lojas de ferragens. "Mesmo com esse vidro só é possível olhar por cerca de 30 segundos, tendo que fazer pausa por um tempo", ensina.

Para aqueles que não conseguirão presenciar o eclipse ou que querem assisti-lo de diferentes ângulos, haverá transmissões ao vivo de diferentes fontes —entre elas a própria Nasa e o site Exploration, com imagens do Chile.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES